Balanço 2023: como foi o ano para a Febramat

2023 foi um período cheio daquilo que a Febramat mais gosta: ações em prol do desenvolvimento do setor de materiais de construção. Este ano, a entidade desenvolveu diversas iniciativas nos mais variados campos – por isso, vale relembrar os principais destaques dos últimos doze meses.

Continuidade

Em janeiro, mais um importante passo foi dado no Projeto Vamos! com a visita de Clarissa Beckert-Schmid, da entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, à sede de nossa associação, em São Paulo. Clarissa atuou como gerente do programa e esteve no Brasil para avaliar o trabalho feito em 2022 (primeiro ano da segunda fase do projeto) e ajudar no planejamento para 2023 e 2024. “Iniciamos as atividades dos comitês de sustentabilidade, mulheres na gestão, governança e tecnologia, quatro pilares que norteiam a parceria com a Der Mittelstandsverbund ZGV”, aponta o presidente da Febramat, Rafael Andrey Sebold.

Qualificação

Iniciando um planejamento estratégico baseado em anos temáticos, a Febramat decidiu que 2023 seria o Ano do Conhecimento. O conceito envolveu uma agenda proativa com o intuito de promover a educação, o treinamento e o aperfeiçoamento das habilidades pessoais das equipes e gestores das redes associadas. Além de divulgar as plataformas de cursos Cresça Mais e IEV, foram realizadas entrevistas com profissionais renomados para oferecer novas visões sobre o mercado de matcon, incluindo a arquiteta Patricia Pomerantzeff e Josias Rodrigues, dono do canal JR Construção.

“Foi um ano de muitos desafios internos e externos, com reestruturações e mudanças culturais. Destaco o comprometimento de nosso time, que buscou atender o anseio das redes para juntos passarmos pelos atuais desafios econômicos, de tendências de mercado e avanços tecnológicos”, comenta o gerente executivo Mauricio Leite de Melo.

Encontros

Houve tempo ainda para os dois principais eventos da Febramat. A edição 2023 do Encontro Febramat aconteceu de 24 a 26 de maio, no Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, com a participação de 29 redes, representando mais de 1.380 pontos de vendas pelo País. “Pudemos dar continuidade ao nosso objetivo de estreitar relações não somente entre associados, mas também com as indústrias que se fizeram presentes em grande número, o que possibilitou grandes acordos comerciais”, analisa Rafael Andrey Sebold. A reunião contou com a presença da deputada estadual Dani Alonso (PL/SP), criadora das frentes parlamentares em defesa do comércio de material de construção.

Já de 27 a 29 de setembro, a história foi feita no centro de eventos Intermares Hall, em João Pessoa (PB): a 29ª edição do Encontro Nacional de Redes (Enare) bateu o recorde de público do congresso, reunindo 750 profissionais, trinta redes e 21 marcas expositoras. Organizado este ano em conjunto com a Rede Fácil Construção (associada que atua nos Estados da Paraíba e de Pernambuco), com patrocínio do Sebrae e apoio da Fecomércio-PB, o mais tradicional encontro das redes associativistas de matcon do Brasil teve programação voltada para a capacitação dos participantes, sem deixar de lado as oportunidades de negócios. “Durante o Enare, vivenciamos, em meio à rica cultura nordestina, mais uma grande oportunidade de aprendermos uns com os outros, trocarmos ideias e gerar desenvolvimento massivo para as redes”, explica Sebold.

Passagem de bastão

No Enare, a Febramat elegeu sua nova diretoria para o biênio 2024-2025. Minoru Uehara foi escolhido como presidente a partir do ano que vem. “Sabemos do compromisso e da responsabilidade que é estar à frente da entidade. Nós da diretoria prometemos muito trabalho para fazer o nome da federação se tornar ainda mais conhecido”, afirmou em depoimento para nosso portal.

Representação política

2023 também foi fundamental para o trabalho de fazer com que os interesses do segmento fossem ouvidos pelo Congresso Nacional. A começar pela proposta para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 57/2021, sobre a regulamentação do modelo associativista, que foi encaminhado para o deputado federal Thiago de Joaldo (PP/SE) e atualmente está em tramitação. Foram realizadas diversas visitas a parlamentares e reuniões focadas nessa atuação. “No Enare, tivemos, pela primeira vez, a participação de um senador, Efraim Filho (União/PB), abrindo pontes para que cada vez mais nós tenhamos acesso aos que comandam projetos e governam o País”, relata o coordenador do comitê de Representatividade de Interesse da Febramat, Claudio Pacheco (Rede da Construção).

Desafios intensos

“O que fica é o sentimento de gratidão pela grande oportunidade de pertencer à Febramat – de forma mais especial para mim por poder liderá-la nos últimos dois anos”, comenta Rafael Andrey Sebold, que deixa a presidência da federação no fim de dezembro. “Foi mais um ano desafiador para nosso ramo e o associativismo se fez essencial para romper os obstáculos que surgiram. Desejo à nova diretoria muito sucesso durante a gestão. Que sigamos rumo ao fortalecimento e desenvolvimentos das redes de materiais de construção. Boas festas e um abençoado 2024 a todos!”

Compartilhe!

Deixe um comentário