Febramat entrevista Josias Rodrigues, do canal JR Construção. Confira suas dicas para as redes!

A Febramat entrevistou Josias Rodrigues, dono do JR Construção, maior canal brasileiro no YouTube focado em conteúdo voltado para profissionais da construção, com mais de 1,6 milhões de inscritos. Com toda sua relevância junto a trabalhadores importantíssimos do nosso setor, como pedreiros, eletricistas, serralheiros, vidraceiros etc., Josias trouxe a visão deles sobre o mercado e deu sugestões às redes varejistas de matcon para melhor atender a esse nicho do mercado.

A entrevista completa pode ser assistida no vídeo a seguir. Abaixo, destacamos alguns pontos da conversa.

Início no setor de construção 

O pai de Josias atuava como pedreiro e, ainda pequeno, ele começou a acompanhá-lo nas obras. Nessas experiências, notou a satisfação que o pai sentia ao ver os clientes satisfeitos com as entregas. Assim, percebeu que poderia trabalhar com a realização dos sonhos das pessoas.

Aos 18 anos, Josias praticamente assumiu a construtora de seu pai. Atento às tendências e curioso, buscou conhecimento para prestar sempre serviços de excelência, atendendo a todas as demandas de seus clientes.

Canal no YouTube

Josias começou a filmar e publicar no YouTube seus trabalhos e obras que entregava para ter portfólio para mostrar a potenciais novos clientes. Os vídeos passaram a engajar na rede e ele enxergou, ali, uma maneira de ensinar sobre construção para outros pedreiros, oferecendo conteúdo “mão na massa”, que ensinava a teoria, mas também mostrava a execução na prática.

Deu certo e hoje o seu canal, o JR Construção, tem mais de 1,6 milhões de inscritos. O objetivo de Josias na rede, além de oferecer treinamento e capacitação, é fazer com que construtores e pedreiros sejam reconhecidos.

Diferenças entre tipos de lojas e as vantagens das médias e pequenas redes

Josias Rodrigues reconhece que, quando precisa comprar em grande volume e variedade, costuma procurar os grandes home centers, mas enxerga lojas de médias e pequenas redes como aliadas. A principal vantagem desse tipo de loja, de acordo com ele, é que estão mais próximas das obras, oferecendo praticidade e agilidade na compra de materiais.

Sugestões para as redes

Se sua loja tem balcões de atendimento, Josias sugere que você mude para gôndolas, como aquelas de supermercado ou mesmo de mercearias de bairro. Segundo o influencer, isso tende a agilizar o atendimento, sem que o profissional dependa de que algum atendente esteja disponível para retirar seu pedido.

Outras duas sugestões é que as lojas capacitem seus funcionários, algo que a Febramat tem reforçado junto aos associados, e que também ofereça treinamentos sobre novos produtos aos construtores.

De acordo com Josias, as redes precisam olhar para a “base da pirâmide” do setor de construção. Ele reconhece que arquitetos e engenheiros são importantes, mas reforça que pedreiros, eletricistas e serralheiros são os que executam o trabalho, têm contato direto com o cliente final e, quando são valorizados, toda a indústria da construção tende a ganhar.

Está certo, não acha?

Obrigado, Josias, pela entrevista e sugestões e parabéns por seu trabalho!

Compartilhe!

Deixe um comentário