Entrevista exclusiva: apaixonado pelo lar dos brasileiros, Grupo Eucatex oferece ampla gama de produtos e vantagens aos revendedores

A Febramat tem em seu quadro de indústrias parceiras uma das maiores produtoras de materiais de construção do Brasil, a Eucatex. Com 70 anos de mercado, a empresa atua hoje em vários segmentos, marcando presença em diversos itens do lar do brasileiro com suas marcas Eucatex (divisões de tintas, divisórias e MDF e MDP), Eucafloor, Chapatex e Eucadoor. Nesta entrevista exclusiva, Alexssandre Nagy, gerente de Trade Marketing, Branding e Comunicação do grupo, explica as razões da empresa ser, há dois anos, parceira da Febramat e revela suas visões de mercado.

Assista e leia sobre os principais pontos conversados a seguir:

Razões para ser parceiro da Febramat

Segundo o executivo,  os benefícios são muitos, já que a Febramat ajuda a fazer a ponte entre revendedores e indústria, contribuindo com o networking, prospecções e proporcionando capilaridade dos produtos junto aos clientes. “Estreitar relacionamentos é muito importante e a Febramat faz ótimo papel nesse sentido. O relatório gerencial que a federação oferece para as indústrias é muito claro e conciso, nos ajudando em nossas estratégias”, elogia.

E a Eucatex tem feito bom uso das informações que recebe, elaborando bem suas estratégias, já que cresce mais de dois dígitos, anualmente, entre os associados da Febramat – enquanto o mercado de tintas teve queda de vendas. 

Diferenciais da empresa

Segundo Alexssandre Nagy, a Eucatex oferece muitos diferenciais às redes, com possibilidade de crescimento sustentável e rentabilidade com qualidade de produtos. “Damos bastante apoio às vendas, por meio do nosso departamento de trade marketing, oferecendo ferramentas de divulgação e apoio na exposição de produtos dentro da loja”, explica.

Expectativa para o mercado e lançamentos

O gerente enxerga o mercado em passo de retomada mediana, muito por conta do cenário econômico e político indefinidos. “Como viemos de uma pandemia de crescimento forte e um pós-pandemia de queda, agora vemos uma retomada de curso. Este ano o crescimento do mercado deve ser entre 3% e 5%”, estima.

A Eucatex lançou em março uma linha de impermeabilizantes com quatro famílias de produtos essenciais. Há também o Due Pró, um fundo preparador de parede pigmentado. “Nossas pesquisas apontam para muitas reclamações de pintores e consumidores com relação aos fundos preparadores disponíveis no mercado, quase sempre pouco viscosos, que escorrem muito, e transparentes. Nosso produto tem menos respingos e maior cobertura, cobrindo e protegendo”, explica.

Sustentabilidade e responsabilidade social

O grupo está atento a essas questões. Além de integrar o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) para tintas, que tem normas rígidas para a fabricação (não ter pode ser usado chumbo e o tratamento de resíduos deve ser feito com critério, por exemplo), a empresa lançou, no ano passado, o Projeto Cor e Ação, que visa a levar cor e tinta para comunidades carentes e treinar profissionais.

Há também um braço de artes e esportes, patrocinando artistas de rua e modalidades sem grande proeminência no Brasil. Por meio de uma parceria com a Pincéis Atlas, a Eucatex promove ações sociais, como a pintura e reforma de um lar de idosos em Guarulhos (SP). Em conjunto com a ONG Mulheres na Construção, da atriz Adriana Birolli, a empresa treinou mulheres que revitalizaram as comunidades em que vivem.

Digitalização

O Grupo Eucatex tem 70 anos de existência, após começar como serralheria. Essa bagagem mostra que sempre esteve atento às tendências e novidades, sem acomodações. “Temos paixão pelo lar dos brasileiros e sempre buscamos a renovação e atualização. Assim, temos, hoje, forte atuação na Internet”, explica Alexssandre.

Há diversas iniciativas nesse sentido, como o Clube do Pintor, com mais de 20 mil pintores cadastrados, que podem realizar treinamentos online e receber premiações; e o Clube do Cliente Eucatex, com catálogos e materiais comerciais, como vídeos de treinamento.

Recado para as redes

“É um prazer poder participar da Febramat como uma indústria associada que oferece produtos e serviços de altíssima qualidade. Trabalhamos com três principais pontos para o revendedor: rentabilidade, qualidade e apoio às vendas. É esse tripé que faz a gente trabalhar e se superar no dia a dia. Estamos disponíveis sempre aos clientes e prospects para sentar, conversar e fazer propostas. Somos conhecidos por ser uma empresa flexível. Além disso, adoramos receber pessoas em nossa fábrica e show room, em Salto (SP). Será um prazer estar com cada um de vocês”, finaliza Alexssandre Nagy.

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