Presidente da Febramat projeta ano de grandes novidades para as redes

Desde 2018 como membro da diretoria da Febramat, o empresário catarinense Rafael Andrey Sebold ganhou ainda mais responsabilidade em 2022, ao assumir a presidência da entidade. Um desafio e tanto, mas absolutamente à altura de suas três décadas de experiência no setor de construção civil. Faz tempo que o associativismo corre em suas veias. Sua loja, a Itu Casa & Construção, em Ituporanga (SC), integra a Rede Hipermac, nossa associada. 

Na entrevista a seguir, Rafael revela sua visão sobre a entidade, analisa o ano que passou e faz projeções para 2023. “Estou realmente empolgado com os projetos que temos. São novidades que irão, verdadeiramente, auxiliar no dia a dia das redes e das lojas”, promete. Leia o bate-papo completo:

Como você enxerga a atuação e o crescimento recente da Febramat, uma associação relativamente nova, mas com um número expressivo de redes associadas? 

Nossa federação age como pilar de crescimento e prosperidade, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de negociações. Fazemos com que pequenos lojistas, atuando sob uma marca única, tenham mais força competitiva perante o mercado. Nós também promovemos a cultura empreendedora em um mercado altamente competitivo e globalizado. Por isso, nos tornamos a grande voz no Brasil das redes varejistas de materiais de construção, representando o segmento perante a sociedade e órgãos competentes. Acredito que essa atuação possibilitou o nosso crescimento nos últimos anos.

Qual o perfil atual dos associados Febramat?

As redes que compõem a Febramat são muito diferentes entre si, seja pelo tamanho, grau de desenvolvimento gerencial, nas estratégias comerciais ou em outros aspectos. São 27 associadas de 22 estados. Mas um aspecto nos iguala: nossas cerca de 1.300 lojas são pequenas ou médias. O que fazemos é tratar as diferenças entre as redes como uma força, não como uma fraqueza. Estimulamos a troca de experiências, desenvolvendo produtos adequados a cada uma das redes e auxiliamos, com parcerias com a indústria ou com prestadores de serviços, para que possam suprir deficiências específicas. O que acho muito interessante, e que ficou ainda mais claro para mim desde que assumi a presidência, é que as redes estão sempre engajadas em trabalhar junto com a Febramat para o crescimento de todo o nosso ecossistema. Todas são participativas em nossas ações, eventos e projetos. Por isso, meu muito obrigado!

Você assumiu a presidência no ano passado. Como foi 2022 para o segmento?

Há duas respostas possíveis: se compararmos 2022 com 2021, tivemos uma queda próxima dos 8% no mercado de materiais de construção. Mas, para as redes que compõem a Febramat, o resultado foi melhor, com queda de 2,9%. Não foi o ideal, mas fomos melhores que o mercado. De toda forma, é importante dizer que 2021 foi um ano atípico. A alta demanda foi realmente fora da curva média de crescimento observada por anos no Brasil. Por isso acho importante uma segunda análise, comparando 2022 com 2019, ano anterior à pandemia. Neste caso, as redes que compõem a Febramat apresentaram números muito bons. Isso é, também, fruto de todo trabalho que temos realizado juntos.

Por falar em trabalho, quais os focos dos projetos desenvolvidos pela federação?

Baseamos nossa atuação em proporcionar capacitações constantes aos associados. Promover a digitalização das redes e suas lojas e trabalhar as questões do meio ambiente e sustentabilidade também são prioridades em nossas iniciativas. Oferecemos diversos serviços que buscam fortalecer os negócios das redes, a troca de experiências entre elas e a igualdade competitiva. São eventos, softwares de gestão, plataformas de capacitações e análises de mercado, dentre muitas outras iniciativas.

Qual o peso do “Projeto Vamos!”, em parceria com a entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, para o desenvolvimento desses trabalhos?

Essa importante parceria ajuda a fortalecer a estrutura da Febramat e a profissionalizar os serviços que prestamos aos associados. Através de comitês temáticos, baseamos as tarefas em projetos definidos por meio dos objetivos e indicadores. Nós buscamos, sempre, superar as metas definidas. Afinal, são projetos que continuaremos desenvolvendo para além do “Projeto Vamos!”. Tivemos ótimos resultados na oferta e engajamento em capacitações, na digitalização de processos nas redes e avançamos muito nas relações de representações de interesses da Febramat. Nos próximos meses, desenvolveremos ações voltadas à sustentabilidade, capacitação e para o público feminino interno. 

Por falar em futuro, quais as perspectivas para 2023?

São as melhores possíveis. Claro que entendemos que haverá impacto por conta da alteração nas esferas federais e estaduais da administração pública e também da continuidade da guerra na Europa, que interfere no mercado de muitas formas. Mas a Febramat está muito confiante na capacidade das redes em sobrepor eventuais questões políticas e econômicas. Boa parte dessa confiança reside no modelo de troca de informações e ajuda mútua que as redes associadas praticam entre si, conforme já dito no começo dessa conversa. Esse modelo colaborativo é um dos pilares do associativismo que tanto defendemos e buscamos difundir no mercado.

Que projetos serão colocados em prática em 2023?

Ótima pergunta, pois estou realmente empolgado com os projetos que temos para 2023. Não posso dizer muito no momento, pois eles estão sendo finalizados, mas antecipo aos associados que esperem novidades de todas as áreas da Febramat. Temos boas notícias chegando em marketing, geração de receita para as redes, tecnologia aplicada às vendas e à gestão das lojas e parcerias estratégicas com grandes players do mercado. Serão produtos e serviços exclusivos para os associados Febramat e que irão, verdadeiramente, auxiliar no dia a dia das redes e das lojas.

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