Bosch: tecnologia alemã a serviço dos associados Febramat

Thiala Tognolo, gerente de Vendas da Bosch

Com quase setenta anos de história no Brasil, o grupo alemão Bosch é referência quando se pensa em ferramentas elétricas. E toda essa experiência e tecnologia de ponta está a serviço das redes associadas à Febramat – afinal, a empresa é parceira da entidade.

Segundo a gerente de Vendas da Bosch, Thiala Tognolo, a Febramat representa um ponto de ligação entre a indústria e a ponta da cadeia de matcon. “A federação traz robustez e profissionalismo ao mercado, nos trazendo dados e visões que nos auxiliam cada vez mais a apoiar o segmento de forma eficiente e sustentável”, afirma.

A seguir, confira uma entrevista exclusiva com Thiala, na qual ela comenta a importância do associativismo, as expectativas da empresa para o restante do ano e os diferenciais oferecidos pela Bosch para as redes associadas.

A 29ª edição do Enare acabou de acontecer e a Bosch tem um longo histórico de participações no congresso. Como vocês avaliam o evento?

O Enare é uma excelente oportunidade de fazer ótimos negócios e conhecer, além de ouvir, as redes associadas. No entanto, eu destaco que o mais importante é a troca que temos com as revendas: encaramos cada feedback recebido durante o encontro como uma segunda chance para seguirmos no caminho trilhada – ou então para acertar algo que precisa ser corrigido.

Como a empresa tem sentido o setor de construção este ano e quais as expectativas para os últimos meses de 2023?

Devido à alta dos juros, o pequeno varejo sofreu várias oscilações no primeiro semestre. Além do ajuste do mercado após a pandemia, quando tínhamos uma alta demanda e um cenário político um tanto conturbado, acreditamos que os últimos meses deste segundo semestre cheguem com mais força. O mercado não parou, mas as incertezas fizeram os investidores terem um pouco mais de cautela.

Quais os diferenciais da Bosch para as redes associadas?

Nós contamos com uma política transparente e baseada em escalas de unidades, focando em puxar volume por pedido. Para as redes associadas, entendemos que esse volume esteja presente nelas. Por isso, nossos descontos máximos são aplicados na unidade dos produtos para cada associado. Também temos o Rapel de Investimentos, iniciativa em que construímos juntos, com metas factíveis, um sistema de cashback para reinvestir nas revendas – lembrando que o Rapel pode ser estendido para uma revenda associada.

Em relação ao amplo portfólio da empresa, quais tipos de produtos mais se destacam nas redes?

A rede foca bastante em itens de curva A, aqueles com alto giro, como furadeiras de entrada, martelos de 2 kg e serra mármore. Não podemos nos esquecer também das brocas e discos diamantados, consumíveis para os quais sempre há demanda, independentemente do tamanho da revenda. Vale ressaltar que, como a rede é bastante pulverizada, os clientes mais interessados em ferramentas elétricas podem expandir seu portfólio com nossa linha a bateria, cujo principal lançamento de 2023, a “Pequena Gigante”, surge como uma boa aposta.

Quais as principais ações da Bosch para estar cada vez mais próxima dos médios e pequenos varejistas e também dos consumidores finais?

Para as revendas, temos políticas comerciais claras e competitivas, assim como ações e treinamentos em lojas, além da Universidade Bosch, para capacitar balconistas. Para os usuários, temos campanhas nacionais de engajamento. A Bosch é bastante atuante nas mídias digitais e em 2023 lançamos o BeConnect, um aplicativo para focarmos ainda mais em nossos consumidores.

Vocês têm algum lançamento ou novo serviço previsto ainda para este ano?

Para o segundo semestre de 2023, não. Porém, 2024 promete. Nos aguardem na Feicon!

Gostaria de deixar um recado aos associados?

Primeiramente, um agradecimento pela parceria e pelos feedbacks que recebemos. Ainda temos desafios a serem percorridos – pois a pandemia acelerou temas que esperávamos a médio prazo, como o mercado online –, mas estamos trabalhando fortemente para reduzir o impacto e equilibrar todos os pratos, em um mercado em que a complexidade dos impostos nos desafia a cada dia. Vocês são a nossa fortaleza e estamos aqui para atendê-los de forma eficiente, construindo juntos um caminho de sucesso.

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