O cronograma de atividades do 23º Enare foi diversificado e composto por vários momentos destinados à interação dos participantes e implementação do networking colaborativo. No entanto, os destaques dessa programação ficaram por conta das palestras ministradas na quinta feira (13/10) pelo fenômeno do empreendedorismo nacional – Jussier Ramalho, pelo administrador especialista em marketing- Adriano Andrade e, na sexta (14/10), pelo gerente da Universidade Martins de Varejo, Ismael Carrijo.
Com sua palestra intitulada “Mudança – ou muda ou dança”, Jussier Ramalho arrancou boas risadas do público enquanto passou os ensinamentos sobre como o mercado vem sofrendo constantes transformações, e cabe a cada um estar preparado sempre. Jussier defendeu que “se reinventar é necessário, assim como conhecer os pontos importantes para auxiliar o empreendedor a seguir as novas tendências”.
“Não adianta ficarmos pensando só em crise, é preciso se levantar, imaginar formas de fidelizar o cliente, pensar nele como foco exclusivo do seu negócio, ser criativo e eficaz. Essa vontade de fazer acontecer está dentro de cada um, só basta dar ouvidos a ela e não se acomodar nunca. Esforço combinado com pertinência e iniciativa podem levar as pessoas mais longe do que elas mesmas imaginam que são capazes”, afirmou Jussier Ramalho.
A descontração e a empolgação de Jussier Ramalho conquistou a todos que estiveram presentes durante a sua apresentação. É o que confirma Claudemir Rodrigues, gestor administrativo da Constru & Cia (Maringá). “Achei a palestra bastante pertinente pelo momento que passamos. Nessa crise sempre devemos estar buscando a atualização profissional e aprimoramento das nossas ações junto aos clientes, temos sim que falar em investimento para amanhã colhermos os lucros. O modo envolvente e didático com que o Jussier ministrou a apresentação nos chamou bastante atenção além de agregar valor ao evento”, disse Claudemir.
Já englobando um aspecto mais técnico e voltado especificamente para a melhoria do desempenho do setor de vendas de material de construção, Adriano Andrade, gerente nacional de vendas da Amanco (grupo MEXICHEM), apresentou o projeto de Avaliação de Redes Amanco, destinado a auxiliar as redes varejistas com relação ao planejamento tático e estratégico de atuação no mercado. O projeto é inovador e consiste em várias etapas que abrangem a aplicação de questionários (fases iniciais), perpassando por levantamentos precisos de indicadores, diagnósticos e resultados; por fim chegando à fase de mensuração de soluções por meio de consultorias especializadas.
“Esse projeto foi elaborado a partir da noção de que a parceria da Amanco com as redes vai muito mais além do que simplesmente vender produtos. A gente quer desenvolver o setor e desenvolver as redes para podermos crescer todos juntos. É essa a prerrogativa do associativismo e também a base deste trabalho que desenvolvemos para melhorar a atuação do setor no mercado”, explicou Andrade.
O gestor de negócios, Valdenir Luiz (Rede Construvip polo Piracicaba), concordou com Adriano e confirmou que o projeto da Amanco é de extrema relevância para os lojistas do varejo de material de construção. “Todas as informações de mercado que ajudam a tomar decisões dentro da sua rede, são de extrema importância. Eu acredito que o projeto é bastante viável em virtude de apresentar pesquisas e opções detalhadas que podem nortear os movimentos estratégicos e táticos dos lojistas. O pessoal da Amanco está de parabéns pela iniciativa”, acrescentou Valdenir.
Com 35 anos de atuação no varejo, o terceiro e último palestrante convidado do Enare 2016 também abordou uma proposta de estreitamento das relações entre redes e fornecedores/parceiros. Em sua palestra “Fidelidade dentro das redes”, Ismael Carrijo, gerente da Universidade Martins do Varejo (UMV), apresentou o SIM (Sistema Integrado Martins) que atualmente abrange todo o território nacional, disponibilizando produtos e serviços variados, e falou também sobre as URN’s (Unidades Regionais de Negócio), que por sua vez oferecem vantagens tributárias e logísticas aos clientes, justamente por estarem presentes em todo o Brasil.
“Não existem mais lojas independentes hoje, nós somos todos interdependentes. Falando sobre o Grupo Martins, eu acredito que é através da construção de uma relação sólida com as redes aqui presentes, que conseguiremos alcançar uma melhor gestão do nosso negócio. Apesar da crise, o segmento de material de construção é o que mais cresce dentro do Grupo Martins, com isso conseguimos vislumbrar uma melhora no mercado para os próximos três anos, e pretendemos seguir investindo nesse filão”, declarou positivamente Carrijo.
O gestor de Negócios, José Antônio Pagoto, Rede Construvip Campinas, deu ênfase a tema abordado “Indiscutível a importância e relevância da palestra do Professor Ismael Carrijo da UMV – Universidade Martins de Varejo. Além de mostrar a força e grandeza do grupo Martins ele nos levou a refletir sobre a importância de cada um em nossas Associações. Mostrou uma visão profissional de gestão e acima de tudo a importância de unirmos forças: “Com os bão, a gente fica mió”, e como lição ficou a Importância de reavivarmos em nossas Redes e associados o verdadeiro espirito Associativistas. “Nenhum de nós e mais forte que todos nós juntos” finalizou José Antônio.
Assessoria de Comunicação Redecon RN
Fotos: Frankie Marcone