Especial associativismo – parte 3: as vantagens de se associar a uma rede

Chegamos ao final da série de reportagens especiais sobre associativismo – você pode ler a parte 1 aqui e a parte 2 aqui. Após abordar a importância de se trabalhar em conjunto e os diferentes modelos associativistas, chegou a hora de comentar quais são as vantagens de participar de uma rede.

Desafios a encarar

Nos mais diversos setores, empresas tentam se reinventar para sobreviver em meio a mercados cheios de concorrência. E um segmento extremamente concorrido é o varejo de materiais de construção, no qual os pequenos e médios negócios encontram desafios dos mais diversos. A boa notícia é que existe uma maneira de dividir essas dificuldades, além de ter acesso a informações úteis para o dia a dia de trabalho: atuar dentro de uma rede associativista.

Para facilitar o entendimento dos benefícios proporcionados pelas redes, trazemos depoimentos de três associados à Febramat.

A união faz a força

De acordo com André Maurício de Souza, gestor da Rede Vale Construir, associar-se é agregar novas oportunidades de negócios. “O que chama mais a atenção de um é que, em conjunto, a gente consegue custos melhores. Tem também o marketing, feito em parceria com uma empresa especializada. Se eu fosse contratar sozinho, pagaria cinco vezes mais”, explica. “O mais importante é que você entra para uma família, em que todos se ajudam. É o famoso ‘um por todos e todos por um’.”

Poder de barganha

Especialmente para quem está começando um negócio, fazer parte de uma rede pode garantir a capacidade de encarar o mercado de frente. “A maior dificuldade não é ser médio, nem pequeno, mas sim estar sozinho, pois nessa situação você só pensa no hoje, tem pouco planejamento. Já em rede, começa e pensar a longo prazo, tendo maior competitividade”, relata Ronaldo Teodorio, gesto da Rede Erguer.

Outra vantagem é ter acesso a informações atualizadas para sobre o setor, incluindo dados sobre o que pode acontecer no mercado no futuro. E não se pode deixar de falar, mais uma vez, dos custos. “Uma coisa é você comprar um caminhão de piso; outra é comprar cinquenta caminhões. A gente consegue juntar nosso volume e ter valores mais competitivos. Ou seja, o lojista vai conseguir vender com prazo maior e taxas reduzidas, se sobressaindo dos concorrentes”, afirma Teodorio. “Mas o principal mesmo é o networking, a troca de experiência. Ter com quem conversar, dialogar.”

Maior reconhecimento

Aletson de Sales Assis, lojista associado à Rede Fácil, destaca a visibilidade que o negócio ganha ao entrar para uma rede: “Antes eu era de uma lojinha da minha cidade, que ninguém conhecia fora dali. Hoje, sou reconhecido no Estado como um todo”.

A qualificação profissional também é uma constante. “Antes nós não tínhamos a expertise de um layout de loja. Não é algo barato, mas quando você parte para uma rede, torna-se possível. E isso traz um efeito positivo para a loja: a gente não entendia, por exemplo, um investimento de valor alto como algo importante para o resultado final”, comenta Assis.

E você? Já pensou em fazer parte de uma rede? Confira aqui a lista completa de redes associadas à Febramat.

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