Redes sociais: ferramentas importantes para os negócios no varejo

Mais de 180 milhões de brasileiros usam internet em nosso país – o equivalente a 85% da população, segundo pesquisa da agência We Are Social. Além disso, de acordo com levantamento da International Data Corporation, realizado a pedido da empresa de comunicação Infobip, em 2022 mais de 80% dos varejistas utilizavam Facebook e Instagram para suas vendas. No Brasil, plataformas digitais já são responsáveis por até 54% da receita do varejo.

Com a vida online cada vez mais integrada à vida offline, graças às redes sociais, é possível perceber as enormes oportunidades para se fazer negócios no ambiente digital – em especial, usando esses aplicativos como ferramentas. Obviamente, o mercado de matcon não pode ficar de fora – e é por isso que esta reportagem especial traz um panorama de como utilizar as redes sociais para maximizar a atuação digital de sua empresa.

As mais usadas

O estudo da We Are Social aponta o WhatsApp como a rede mais utilizada pelos brasileiros no ano passado. O top cinco já inclui o TikTok, criado há pouco tempo, mas que virou febre entre os jovens.

1º lugar: WhatsApp (142,2 milhões de contas)
2º lugar: YouTube (142 milhões)
3º lugar: Instagram (113,5 milhões)
4º lugar: Facebook (109,1 milhões)
5º lugar: TikTok (82,2 milhões)

Nova realidade

A presença de empresas nas redes sociais passou a significar um relacionamento mais próximo com os clientes. Hoje, os consumidores não querem saber apenas se o produto desejado está disponível na cor ideal: estão também interessados na rotina da marca, nos seus ideais e no conteúdo criado por ela. Foi-se a época em que anunciar um item, e esperar pelo comprador, bastava.

Quem quer ver sua empresa atuando de forma eficaz nesses espaços precisa criar estratégias para ganhar a confiança do cliente – e isso está longe de ser impossível ou restrito a perfis com muito seguidores. Os chamados “microinfluenciadores” (marcas ou pessoas com alcance menor, mas capazes de fidelizar quem os segue) ganham espaço ao personalizar a comunicação, agregando valor a seus produtos ou serviços.

Como escolher a rede ideal

O primeiro e importante passo para atuar corretamente nas redes sociais é escolher em quais estar. Afinal, cada uma tem um jeito próprio de funcionamento e de perfil de usuários. Abaixo, veja um resumo das principais características das mais relevantes hoje em dia:

  • Instagram: plataforma versátil para atingir clientes e potenciais consumidores por meio de fotos e vídeos. Conta ainda com uma ferramenta de marketplace (espaço virtual para a venda de produtos). Ideal para mostrar as características dos materiais à venda e esclarecer dúvidas;
  • WhatsApp: a versão Business (voltada para empresas) do aplicativo de mensagens inclui funções como resposta automática, resposta rápida, anúncios e catálogo de produtos – é uma espécie de central de atendimento completa ao cliente;
  • Facebook: a quantidade de usuários dessa rede vem caindo, mas ela segue como importante reduto de um público ativo mais velho, sendo eficaz para a divulgação do trabalho e a criação de uma comunidade ao redor de sua marca;
  • LinkedIn: voltada para a construção de uma rede de contatos profissionais, conta com a presença de empresas e marcas;
  • YouTube: vídeos apresentando produtos ou serviços funcionam muito bem, inclusive na versão shorts (vídeos curtos, gravados no formato vertical). O YouTube também é usado como ferramenta de pesquisa – por isso, a presença nele se faz importante;
  • TikTok: com grande alcance no público jovem, serve para vídeos curtos e diretos mostrando informações sobre materiais ou mesmo o uso deles no dia a dia.

O que postar

Conteúdo é a palavra-chave para o sucesso nas redes. Por meio dele, sua empresa atrairá a atenção de seguidores, convertendo-os em clientes justamente por conta do tipo de mensagem divulgada. Esse conceito tem um nome: inbound marketing – e representa o oposto da ideia clássica da propaganda (outbound marketing), na qual é a empresa quem tenta alcançar possíveis compradores.

Portanto, na hora de postar, tente responder à pergunta: esse conteúdo pode ajudar, de alguma forma, a rotina do meu cliente? Como estamos falando do ramo da construção, o melhor material para ser replicado nas redes envolve dicas sobre produtos, obras nas quais a empresa esteve envolvida (como fornecedora, parceira etc.), repercussão de assuntos do setor que possam trazer algum impacto ao consumidor final etc. Seja em foto, vídeo ou texto, o importante é levar informação relevante para as pessoas.

Regras do que não fazer

Alguns comportamentos online não são admitidos pelos consumidores. Uma ação que parece sem repercussão pode até mesmo manchar a imagem da empresa – dependendo da situação, de forma irrecuperável. Por isso, confira o que nunca fazer nas redes sociais:

  • Não seja mal educado: a cordialidade pode desarmar um seguidor nervoso com alguma situação;
  • Não apague comentários críticos: tente entender/solucionar o problema da pessoa;
  • Não repita postagens: conteúdo novo é fundamental para manter a atenção dos seguidores;
  • Caso receba mensagens no direct, não as deixe sem resposta. Se o cliente preferiu falar de forma privada com você, é porque tem uma questão séria a ser resolvida;
  • Não use os perfis profissionais da empresa para emitir opiniões pessoais ou abordar temas não relacionados ao seu ramo de negócios.

E, acima de tudo, lembre-se: a quantidade de curtidas e de seguidores não significa que sua atuação no ambiente digital é ruim. Vale mais manter uma base de poucos clientes, com vontade real de interagir com sua marca, do que ter milhares de fãs desinteressados no que você tem a dizer – e a vender.

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