Conheça os comitês da Febramat: qual a função, quem os coordena e como podem ajudar seu negócio

Os comitês da Febramat foram estabelecidos no início da segunda fase do Projeto Vamos!, uma iniciativa desenvolvida pela entidade em colaboração com a Der Mittelstandsverbund ZGV, uma associação alemã que representa as redes associativas e centrais de negócios do país europeu. Mas afinal, o que são esses comitês?

DE OLHO NO FUTURO

Os comitês são fóruns dedicados à discussão de ações que a Febramat, por meio de seus associados, pode realizar para atingir os objetivos estabelecidos pelo Projeto Vamos!. Ao todo, são cinco comitês, cada um com foco temático específico, criados a partir de 2021:

  • Representação de Interesses;
  • Mulheres na Gestão;
  • Soluções Digitais;
  • Capacitação;
  • Sustentabilidade.

A existência desses grupos desempenha um papel estratégico, orientando os esforços da entidade de maneira focada e objetiva. Eles representam, portanto, a sinergia entre diversos temas de extrema importância, para que as boas práticas sejam efetivamente incluídas na cultura das redes.

ATUAÇÃO

E como os comitês funcionam? As atividades variam conforme seu tema.

O de Sustentabilidade tem uma parceria com a empresa Reciclus, especializada no processo de logística reversa de lâmpadas. Há ainda o apoio e incentivo para que as redes associadas utilizem o Autodiagnóstico Sebrae, serviço gratuito desenvolvido para que as empresas possam avaliar seu desempenho e identificar os pontos de melhoria na aplicação das melhores práticas relacionadas às diretrizes de ESG – e, em 2024, o comitê atuará para incentivar a presença das redes na Virada Ambiental. “Ao inserir ações sobre esse assunto, a Febramat mostra uma responsabilidade social que vai além de gerar empregos, preocupando-se de forma efetiva com o meio ambiente”, analisa o coordenador Minoru Uehara, da Rede Okinalar.

O de Soluções Digitais, por sua vez, foca em usar a tecnologia digital para trazer resultados às empresas, como aponta seu coordenador, Aletson de Sales Assis, da Rede Fácil Construção: “Analisamos algumas soluções em softwares que podem oferecer bons desempenhos às lojas, como o Pedbot, voltado para a gestão de conversas do WahtsApp, e o E-Diretor, que unifica as informações de sell-out das lojas”.

Outro exemplo de atuação: a busca do comitê de Representatividade de Interesse por aprovação de leis que reconheçam as redes e permitam compras coletivas. “Temos duas grandes metas: o fortalecimento do associativismo empresarial, seja na fomentação de novas federações e na estruturação delas, e a defesa de nossos interesses junto aos órgãos governamentais, como a Câmara e o Senado”, revela o coordenador Claudio Pacheco, da Rede da Construção.

O comitê Mulheres na Gestão tem a preocupação de aumentar a participação das mulheres na gestão da entidade e também das redes. “Realizamos reuniões periódicas, visando à criação de práticas que incentivem as profissionais a participarem das tomadas de decisão de nosso setor”, comenta o coordenador Rafael Andrey Sebold, da Rede Hipermac. Isso se dá por meio de workshops e lives para o compartilhamento de boas práticas em relação ao tema.

Por último, mas não menos importante, está o comitê de Capacitação, cujo trabalho é voltado para a qualificação profissional com o uso de plataformas de educação a distância (EAD). “Divulgamos cursos cuidadosamente selecionados, alinhados com as demandas e interesses dos participantes. Por meio de pesquisas minuciosas, identificamos os temas mais procurados, incentivando a participação em treinamentos que atendem a essas necessidades”, afirma o coordenador Joel Ricardo Rocha Schmidt, da Redemac.

Quer conhecer mais sobre as ações propostas pelos comitês? Acompanhe-nos em nossos canais oficiais de comunicação e participe desse projeto conosco!

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