Fontes confiáveis e atualizadas sobre a situação de quarentena.
No início de 2020 detectou-se casos de infecção pelo vírus Covid-19 sendo este uma variação que faz parte da família coronavírus. Os primeiros casos foram identificados na cidade de Wuhan, na China, porém os números evoluíram rapidamente pelo mundo atingindo o Brasil no fim de fevereiro. Devido a facilidade no seu contágio o cenário epidemiológico acarretou em uma pandemia e hoje a situação é de emergência.
A determinação governamental foi similar às medidas adotadas em outros países de quarentena, fechamento de comércios e proibições de eventos e aglomerações. As medidas não farmacológicas são a estratégia de resposta mais importante, pois impactam substancialmente na redução da velocidade de transmissão do vírus na comunidade, possibilitando uma melhor distribuição dos casos ao longo do tempo e evitando assim o esgotamento dos serviços de saúde. Hoje 25/05 identifica-se no Brasil mais de 22.746 óbitos registrados, 365.213 casos confirmados e 149.911 recuperados da doença (Ministério da Saúde).
A pandemia caracterizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em março deste ano produz efeitos na sobrecarga no sistema de saúde e impactos significativos na economia: como o aumento da taxa de desemprego, o PIB deve recuar em 5,3% e a expectativa de melhora da atividade econômica a partir do terceiro trimestre de 2020.
Em São Paulo, onde há o maior número de casos registados foi informado que, a fim de conter o avanço da doença, o governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado até dia 31 de maio. Seguindo o anúncio do governador, o prefeito Bruno Covas afirmou que o período de isolamento também será estendido na capital pelo mesmo período. Sendo que ainda se analisa a hipótese de Lockdown no Estado de São Paulo caso a taxa de isolamento continue abaixo de 50%.
A Febramat está atenta às informações e determinações diárias nos canais de mídias. Para ajudar na compilação de informações importantes reunimos links com informações e fontes confiáveis. Para saber mais acesse:
REPORTAGEM
https://thegoodnewscoronavirus.com/
LIVE DO ÁREA CENTRAL e PROF. DOUGLAS WEGNER
SEBRAE: