Amanco Wavin dá 5 dicas para ajudar o varejista da construção civil a revitalizar sua loja.

Os impactos da pandemia de COVID-19 estão sendo percebidos em vários mercados da economia brasileira – e isso inclui os lojistas do pequeno e do médio varejo da construção civil. Por isso, a Amanco Wavin separou 5 dicas para ajudar esses empreendedores neste momento desafiador.

1. Venda customizada
Entender as necessidades do cliente é a melhor forma de atendê-lo em uma negociação. Por exemplo, não oferecer frete grátis para quem reside nas proximidades da loja pois um desconto sobre os produtos vendidos ou uma venda parcelada podem ser bem mais úteis e interessantes para essa pessoa.

2. Treinamento de equipe (para compras on-line e off-line)
Essa dica é muito importante e vale para qualquer cenário, independentemente da pandemia. Dessa forma, para garantir o bom atendimento aos clientes é essencial treinar os vendedores e reciclar seu conhecimento bem como oferecer orientações sobre o modelo de venda estabelecido pelos gestores do local.
Como o atendimento on-line é diferente do presencial, a realização de um treinamento sobre o tema é de extrema importância, principalmente devido ao aumento das demandas, gerado pela pandemia. Vale ressaltar que a venda virtual deve ser prioridade, tratada com rapidez e cuidado, com o objetivo de evitar erros na escolha do produto e, por consequência, devoluções. Para isso, é importante ter uma pessoa dedicada às plataformas digitais.

3. Vida on-line
Ter em mente que é preciso ter vida on-line – não é nem venda on-line. A loja tem de estar cadastrada nos principais buscadores da Internet para facilitar sua localização pelo cliente. Além disso, é importante ter um website, mesmo que simples, com os contatos visíveis, e ter perfis do estabelecimento nas redes sociais para divulgar as promoções da semana, novidades e conteúdo de interesse dos seguidores, por exemplo, sempre com o cuidado de evitar assuntos polêmicos. É conveniente ter também um número de telefone cadastrado em aplicativos de mensagens instantâneas para responder prontamente ao contato dos clientes.

4. Estoque
É importante manter o abastecimento básico da loja. Quando o local não tem um produto, o cliente deixa de comprar e tende a procurar um lugar que tenha todos os materiais de que precisa.

5. Fidelização do cliente
O lojista que atender bem e tiver um bom serviço neste momento vai se diferenciar e fidelizar os clientes, principalmente se oferecer soluções para as necessidades deles. Por exemplo, produtos higienizados entregues via frete grátis, sem pedido mínimo.

Uma ação que funciona de forma positiva é oferecer descontos a partir de um número de produtos pedidos ou se o cliente indicar um amigo. Nos dias atuais, a experiência de compra, apesar da tendência de uso das plataformas on-line, está mais humana. O empreendedor deve ter em mente que a maioria das pessoas que está fazendo compra on-line ou por telefone atualmente está tendo a sua primeira experiência ou uma das primeiras na vida – e a forma como é atendida, com certeza, será um diferencial.

Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin (amancowavin.com.br) é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um propósito comum: melhorar a vida ao redor do mundo. Listada na Bolsa Mexicana de Valores (BMV), a Orbia encerrou o ano de 2020 com receita anual consolidada de US$ 6,4 bilhões de dólares.

Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial e de infraestrutura.

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