Febramat visita a Alemanha em missão técnica pelo “Projeto Vamos!”

De 26 de junho a 2 de julho, a Febramat teve a grande oportunidade de ir até a Alemanha em missão técnica. A viagem faz parte do “Projeto Vamos!” Fase 2, desenvolvido em parceria com a DER MITTELSTANDSVERBUND – ZGV e.V., entidade que representa redes associativas e centrais de negócios na Alemanha.

O projeto teve início formal em 2018 e está agora em sua segunda fase, com foco no aumento da capacidade de articulação em temáticas do setor associativista, profissionalização da gestão das redes e inovação nas áreas de soluções digitais e sustentabilidade.

“Esse benchmark que tivemos na Alemanha só vai fazer a Febramat e nossas pequenas e médias empresas (PMEs) ligadas às redes associadas crescerem. O ‘Projeto Vamos!’ surgiu na hora certa pra nós: estamos no momento de nos desenvolver e crescer e a expertise dos alemães está ajudando a tornar a Federação mais forte em conjunto com as nossas redes associadas, sobrevivendo em um mercado muito competitivo. Há muitas similaridades em situações vividas na Alemanha e Brasil, mas eles já percorreram um caminho mais longo. Com isso, vão nos apontando atalhos para vencer esse mesmo trajeto de forma mais suave no Brasil”, explica Allan Piva Oliveira, presidente da Febramat.

A delegação brasileira pôde cumprir uma extensa agenda de trabalho, visitando a sede da associação alemã, alguns de seus associados, o Parlamento alemão e aprendendo muito sobre o consolidado modelo associativista praticado por lá. Um dos aspectos abordados foi como os alemães atuam na defesa de interesses de seus associados.

“Pudemos entender ainda mais sobre representação política e a importância do trabalho em conjunto com outras entidades e com a própria sociedade em prol do nosso segmento e do desenvolvimento econômico. Fomos desafiados a sermos protagonistas com relação a isso no Brasil, onde já avançamos bastante. Vimos, também, o quanto é importante estreitar laços e estabelecer pontes de diálogos com o legislativo e executivo.”, detalha Claudio Pacheco, articulador político da Febramat.

Nos últimos anos, a Febramat tem passado por uma verdadeira revolução, crescendo em redes associadas, indústrias parceiras e oferecendo muito mais serviços e vantagens. Parte dessa evolução é resultado do “Projeto Vamos!”, que nasceu de uma aproximação proporcionada pelo professor Douglas Wegner, acadêmico brasileiro da FDC e grande estudioso do modelo associativista.

“A missão técnica soma para a Febramat, mas também para a o associativismo brasileiro como um todo. Vimos temas que podemos desenvolver melhor, como qualificação, sustentabilidade e soluções digitais. Junto com a representação política, essas questões podem adicionar muito”, analisa Wegner, que acompanhou a delegação brasileira na visita.

Ações voltadas à sustentabilidade, em especial, foram bastante trabalhadas nos dias da missão técnica e inspiraram a Febramat a trazer ideias para o Brasil.

“A DER MITTELSTANDSVERBUND – ZGV e.V. trata o tema com carinho, pensando no desenvolvimento, mas sempre sem comprometer as gerações que virão. O projeto que nos apresentaram, chamado Klimaverbund, foi muito inspirador, pois capacita profissionais a atuarem como consultores no tema. Após iniciarmos ações de conscientização no Brasil, poderemos desenvolver novos projetos nessa área também”, propõe o presidente Allan Piva Oliveira.

Clique nas imagens abaixo para vê-las em tamanho maior:

Compartilhe!

Deixe um comentário