8 de março: a importância da força de trabalho das mulheres no setor de matcon

A construção civil é um ramo de trabalho masculino – basta olhar para os canteiros de obras para ter noção da presença majoritária de homens nesse setor. E até mesmo os segmentos ligados à construção, como o nosso, sofrem com a falta de diversidade: estudo da Febramat, realizado em 2022, constata que apenas 15,5% das posições de liderança em lojas e redes de matcon são ocupadas por mulheres. Com menos pluralidade na força de trabalho, seja pensando o negócio ou atendendo o cliente, a capacidade de enxergar soluções diferentes para velhos problemas, ou ainda de inovar de forma disruptiva, diminui.

É por isso que na atual fase do Projeto Vamos!, ação nascida da parceria entre a Febramat e a entidade alemã Der Mittelstandsverbund Zgv, foi criado o comitê Mulheres na Gestão, com o objetivo de promover a igualdade de gênero em cargos de gestão no varejo de matcon. “Por suas características, as mulheres trazem uma nova perspectiva e um novo conjunto de habilidades para o mundo corporativo”, explica a coordenadora do comitê, Luciana Martins.

“Com acentuada dose de criatividade, empatia, resiliência e cooperação, as mulheres têm grande facilidade para pensar a longo prazo e planejar o futuro. Além disso, são instintivamente mais preocupadas com o bem-estar do ambiente onde estão inseridas, com maior atenção ao layout das lojas, e também ao bem-estar dos funcionários – que, melhor conduzidos e orientados, prestam excelente atendimento aos consumidores”, comenta Luciana, que também é membro da Rede Construvip Litoral (SP) e faz parte da diretoria da Febramat.

Trabalhos

O comitê visa a conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no segmento, implementando programas para aumentar a presença delas nas empresas. Desde o ano passado, foram realizados encontros e palestras com foco na troca de experiências e oportunidades de networking, o que facilita as discussões a respeito das necessidades das mulheres e proporciona um ambiente de apoio e aprendizado mútuo. “O projeto trabalha para criar um espaço mais inclusivo e diversificado, impulsionando a igualdade e o progresso na indústria”, reflete a responsável pelo marketing da Febramat, Flávia Galante.

Para 2024, a principal meta é ampliar a participação das profissionais nesses eventos – a partir disso, serão identificadas outras ações relevantes para fazerem parte do calendário. Outro objetivo será atualizar o estudo sobre a participação feminina em redes e lojas, conduzindo uma pesquisa direta com essas mulheres para compreender melhor o contexto profissional delas. “Essas informações nos permitirão organizar encontros mais produtivos, possibilitando ainda mais qualificação para as mulheres do setor”, comenta Flávia.

“Com toda a evolução que a liderança feminina tem proporcionado ao mercado, e pelo tanto que o setor ainda tem a evoluir, encarando desafios como o da sustentabilidade, ficam os votos para que mais mulheres arregassem as mangas e venham se juntar ao nosso time”, convoca Luciana Martins.

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