Analisando o setor: o desempenho do mercado de matcon em 2023

Começo de ano é época de analisar o período que terminou para planejar os passos seguintes. Em nosso setor de matcon, não poderia ser diferente. A seguir, veja qual o desempenho do mercado em 2023 e o que esperar de 2024.

Olhar macro

O faturamento da indústria de materiais de construção marcou queda em 2023 – embora seja uma queda menor do que a vista em 2022. O Índice Abramat, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), mostrou redução de 2,2% no ano passado, frente a uma baixa de 6,9% no ano anterior. Segundo o presidente da associação, Rodrigo Navarro, cerca de metade do faturamento dessa indústria é oriunda das vendas do varejo, segmento que sofre mais quando o endividamento das famílias está alto e quanto as taxas de juros estão elevadas – exatamente o cenário vivido em 2023.

Para 2024, a Abramat espera um aumento de 2% no faturamento. A continuidade do programa Minha Casa, Minha Vida, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as eleições municipais podem ajudar a aquecer a demanda.

Redes afiliadas

E em relação às redes afiliadas à Febramat? Segundo dados da federação, ano passado registrou um crescimento consistente no volume total de compras das redes. Em dezembro, por exemplo, houve variação positiva de 3,8%, aumento significativo em relação ao mesmo período de 2022. A variação acumulada ao longo do ano também revelou aumento de 6,1% nesse indicador, totalizando R$ 143,5 milhões em aquisição de materiais.

Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo incremento das compras das novas redes. “Os resultados sugerem uma gestão eficiente e estratégica das operações de compras, destacando a capacidade das redes em se adaptar e expandir suas operações de maneira sustentável”, explica o consultor comercial da Febramat, Marcio Santos.

O panorama das lojas das redes associadas reflete um crescimento geral no número de estabelecimentos em comparação com o ano anterior. O Estado de São Paulo segue como o líder desse indicador, com 308 lojas, representando uma participação de 20,41% no setor. O Rio Grande do Sul apresentou um crescimento expressivo devido à entrada do Grupo Mapracon, seguido pelo Rio Grande do Norte, por conta da entrada das Redes Fácil Construir RN e A Construtora. “Esses números sugerem uma expansão bem-sucedida da Febramat, mostrando a maturidade do ambiente de associativismo empresarial”, comenta o gerente-executivo Mauricio Leite de Mello.

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