Setor de matcon entra na campanha por parcelamento sem juros

No dia 19 de setembro, um anúncio circulado em grandes jornais do País deu o pontapé inicial na campanha Vai nos dar a mão, ministro?, criada por diversas entidades dos setores de comércio, incluindo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), voltada para o segmento de varejo da cadeia de matcon. A iniciativa, segundo a Anamaco, pede ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a manutenção da opção de parcelamento sem juros no cartão.

A ação tenta evitar que o governo atenda a uma proposta dos bancos, que sugere mexer na competitividade desse tipo de parcelamento. Segundo o presidente da Anamaco, Geraldo Defalco, esse modelo de financiamento é utilizado em compras por diversos grupos sociais, passando pela classe média e chegando às classes D e E. “É essencial que se mantenha o parcelamento no cartão de crédito ou isso poderá gerar uma queda muito grande nas vendas e, por consequência, demissões que afetarão os empregos no segmento”, afirma.

Além disso, o cartão de crédito também é importante para o investimento feito por empreendedores. De acordo com a 10ª edição da pesquisa Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), essa forma de pagamento é usada como modalidade de financiamento por 39% dos donos de pequenos negócios. O número aponta a dificuldade de acesso a crédito junto ao sistema financeiro.

*Informações sobre a campanha retiradas da Revista Anamaco e dado da pesquisa retirado da Agência Sebrae

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