29º Enare: evento reúne players para debater o setor de matcon

De 27 a 29 de setembro, a história foi feita no centro de eventos Intermares Hall, em João Pessoa (PB). A 29ª edição do Encontro Nacional de Redes (Enare) bateu o recorde de público do congresso, reunindo 750 profissionais do setor de materiais de construção, incluindo líderes e representantes de players do segmento, entidades ligadas ao comércio varejista, palestrantes renomados e representantes da classe política nacional. Ao todo, trinta redes participaram, além de 21 marcas expositoras.

“Os números mostram a grandiosidade dessa edição do Enare. O evento, que é o mais tradicional encontro das redes associativistas de materiais de construção do Brasil, reforça sua importância como espaço central para se debater as demandas de nossa cadeia”, opina o presidente da Febramat, Rafael Andrey Sebold.

Este ano, o Enare foi organizado pela Febramat em conjunto com a Rede Fácil Construção (associada que atua nos Estados da Paraíba e de Pernambuco), com patrocínio do Sebrae e apoio da Fecomércio-PB. O evento tem como objetivo fortalecer e tornar competitivas as pequenas e médias empresas do ramo de materiais de construção, buscando abrir espaço para o diálogo entre empreendedores, sociedade e poder público.

Com base nisso, foi pensada uma programação voltada para a capacitação dos participantes, sem deixar de lado as oportunidades de negócios. Workshops, palestras, salas temáticas e painel de debates trouxeram conteúdo preparado para os profissionais do ramo.

Abertura
A tradicional entrada das bandeiras das redes associadas marcou os momentos iniciais do 29º Enare. No primeiro dia do congresso, aconteceu a Assembleia Geral da Febramat, na qual se elegeu a nova diretoria da entidade para o biênio 2024-2025. Minoru Uehara foi escolhido para o cargo de presidente a partir do ano que vem – veja aqui a composição completa da chapa vencedora.

Segundo dia
Um dos destaques da quinta-feira, dia 28, a rodada de negócios contou com a participação do senador Efraim Filho (União-PB), que ganhou notoriedade no cenário político e econômico nacionais por sua contribuição nos grupos de trabalho da Reforma Tributária no Senado. “O associativismo é uma iniciativa extraordinária, fruto de um ecossistema de negócios e da economia brasileira, que é benéfico para ações coletivas”, afirmou o parlamentar em seu discurso.

A grade de palestras trouxe nomes relevantes do empreendedorismo nacional. João Branco, um dos mais importantes profissionais do marketing brasileiro nos últimos anos, tendo sido o responsável por revolucionar a comunicação do McDonald’s em nosso país, falou sobre Performance com propósito. Já Edison Tamascia, empresário do setor farmacêutico e presidente da Febrafar (entidade que congrega 67 redes associativistas desse segmento), abordou o tema Negócios e oportunidades.

Enquanto os representantes das redes assistiam a essas apresentações e se envolviam em atividades para networking, a diretoria da Febramat marcou presença em um workshop do Projeto Vamos, realizado em cooperação com a entidade alemã Der Mittelstandsverbund.

Encerramento
O último dia do encontro também teve palestras. O diretor-geral da Der Mittelstandsverbund, Dr. Ludwig Veltmann, apresentou a estrutura da associação e explicou sua atuação, além de mostrar os resultados da parceria com a Febramat. Alberto Marinho, especialista em marketing e vendas, com mais de vinte anos de experiência na área comercial, explicou a ideia de vender valor.

Houve tempo também para o 1º Painel de Debates, com moderação do jornalista paraibano Cacá Barbosa. Os convidados refletiram sobre o tema Potencialidades do associativismo, comentando experiências e percepções a respeito do futuro desse conceito. Participaram do painel o diretor de Relações Governamentais e Institucionais da Febramat, Claudio Pacheco; a presidente da Rede Fácil Construção, Diljandi Farias da Cunha; o analista técnico em Turismo pelo Sebrae-MG, Bruno Augusto Falci Ramos; e o Dr. Ludwig Veltmann.

Para encerrar o 29º Enare, um grupo de danças típicas do Maranhão contagiou a todos com o ritmo do maracatu. “A Febramat está com 32 redes associadas, e nesse Enare chegamos ao número de 1500 lojas. Isso é um marco para nós. Saímos fortalecidos”, analisa Claudio Pacheco.

Você não conseguiu participar do evento? Então, anote em sua agenda: em 2024, o 30º Enare ocorrerá de 12 a 14 de junho, no centro de eventos Brasil 21, em Brasília, com o tema Construindo pontes para fortalecer o associativismo.

Compartilhe!

Deixe um comentário