64% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital

A digitalização das operações no varejo cresce há um bom tempo, mas foi ainda mais acelerada durante a pandemia. No caso das lojas de materiais de construção, a necessidade foi maior. Afinal, os consumidores preferiam fazer boa parte das operações à distância, ao mesmo tempo em que as reformas domésticas aumentaram.

Anualmente a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) publica o Estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, com insights atualizados desse movimento no nosso mercado.

Abaixo, destacamos alguns dos principais indicadores da pesquisa publicada este ano. Foram entrevistados executivos de 30 empresas, representantes de players do varejo nacional, em 10 diferentes segmentos. 

Confira os insights:

  • 64% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital neste ano;
  • Para 52% dos entrevistados, o investimento deve superar 0,61% do faturamento bruto;
  • 96% das empresas entrevistadas concordam que a pandemia foi uma grande alavanca para o aumento dos investimentos na transformação digital;
  • Os principais benefícios trazidos pelos investimentos em transformação digital são o aumento da receita (74%) e o aumento do valor da empresa (64%);
  • A Inteligência Artificial (54%) e a Visão Computacional (29%) são as principais ferramentas utilizadas no atendimento ao consumidor.

A pesquisa ainda trouxe informações sobre os empecilhos para se investir em tecnologia e dados sobre investimentos na estrutura física. Veja:

  • Para 38% das empresas, a questão financeira é a maior dificuldade para investimento em transformação digital. Mudança de cultura organizacional (25%) e nos processos (17%) também foram apontados como problema;
  • 83% das empresas renovaram suas lojas físicas nos últimos dois anos. 

A pesquisa completa pode ser acessada aqui, vale a leitura!

Prioridade para a Febramat
A Febramat conta com a parceria da entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, que representa as redes associativas e centrais de negócios da Alemanha, no “Projeto Vamos!” – saiba mais aqui. Em sua segunda fase, o projeto tem como um de seus objetivos fortalecer a digitalização da entidade e das redes associadas. Estamos à disposição dos nossos associados para mais esclarecimentos. Além disso, já oferecemos serviços, alguns deles relacionados à digitalização. Confira aqui!

Compartilhe!

Deixe um comentário