Trabalho personalizado nos pontos de venda, estreito relacionamento com os clientes, campanhas bem sucedidas, lançamentos de novos produtos e investimento no esporte são alguns dos destaques do trabalho de marketing desenvolvido pela Krona Tubos e Conexões ao longo de seus 27 anos. O resultado é o crescente respeito e credibilidade entre lojistas e consumidores, bem como o reconhecimento do mercado com importantes premiações e números impactantes, entre eles, 5.793 novos clientes conquistados de janeiro a novembro deste ano.
“Um dos nossos diferenciais é o trabalho customizado nos pontos de vendas, o relacionamento com o lojista e a capacitação dos profissionais por um time de especialistas da Krona”, avalia Valdicir Kortmann, Vice-Presidente Comercial e Marketing da empresa. Entre as iniciativas com ótimos resultados, destacam-se as ações de PDV voltadas a datas comemorativas, como o Dia do Instalador Hidráulico, do Eletricista, a Semana Farroupilha – que foi uma ação inédita -, entre outras. “Valorizamos as pessoas, suas culturas e as profissões que estão no dia a dia da Krona”, explica.
Além de um completo portfólio com mais de mil itens, a Krona prioriza uma relação muito próxima entre empresa e clientes, a preparação do ambiente da loja e o treinamento para o melhor atendimento ao público, oferecendo sempre materiais de merchandising de qualidade. A empresa realiza ainda projetos especiais, feitos sob medida para os varejistas com perfil de autosserviço e Home-centers. As estratégias são customizadas, conforme cada caso. Outra ação importante é com os promotores que controlam o abastecimento dos produtos nas gôndolas no PDV. O estudo do melhor local para expor o produto, além de chamar mais a atenção do consumidor, contribui para alavancar as vendas.
Com a pandemia de Covid-19, houve um investimento maior nas plataformas digitais para as capacitações. Obedecendo os protocolos, o formato híbrido está de volta, com atividades presenciais. Para se ter uma ideia, somente entre janeiro a novembro de 2021 já foram 14.710 profissionais treinados, um crescimento de 28,36% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Buscamos o sucesso do cliente, o aperfeiçoamento do trabalho do vendedor e dos instaladores, e a satisfação do consumidor final. Assim, todos ganham”, enfatiza Valdicir Kortmann.
Lançamentos
O desempenho do marketing reflete o investimento permanente da empresa em novos produtos. Este ano, a Krona lançou duas linhas e prepara mais novidades. Em março, chegou ao mercado a nova linha CPVC Ultraterm Krona® para condução de água quente em construções prediais. Os tubos e conexões em Policloreto de Vinila Clorado, entre outros diferenciais, são mais resistentes, suportam altas temperaturas, possuem vida útil superior a 50 anos e contribuem com a sustentabilidade, pois têm maior isolamento térmico e deixam a água quente por mais tempo. Oferecemos, assim, duas opções para água quente, CPVC e PPR.
A ampliação do portfólio teve o lançamento, em setembro, dos quadros e caixas elétricas de sobrepor, complementando a linha. Em janeiro, será lançado o novo design dos Registros de Esfera Compactos. A próxima boa notícia para atender a expectativa dos clientes será a ampliação da linha esgoto série reforçada, que passará a ser oferecida de forma completa já no próximo ano.
Marketing esportivo
O marketing esportivo está no DNA da Krona como uma de suas principais estratégias de comunicação, em especial com os investimentos no futsal e futebol. A empresa é patrocinadora oficial da Liga Nacional de Futsal desde 2015, com presença no tradicional centro de quadra, que proporciona grande exposição da marca. Além disso, ampliou sua publicidade na competição com as transmissões dos jogos na LNF TV, TV Brasil, TV Cultura e SporTV.
No Futsal, desde 2005, a Krona patrocina a tradicional equipe do Joinville Esporte Clube, que, inclusive, leva o seu nome junto ao clube. Entre as conquistas mais importantes do JEC/Krona estão a Liga Nacional de Futsal em 2017 e os vice-campeonatos em 2007 e 2012. Em 2011 e 2017 foi campeã da Taça Brasil. Ainda em títulos nacionais, está a vitória na Superliga de Futsal em 2012. Em Santa Catarina, é hepta no campeonato estadual: 2009, 2010, 2012, 2013, 2014, 2017 e 2020, e ainda venceu a Recopa SC em 2014 e 2021.
Mas a empresa vai além, com patrocínios no futebol das equipes do CRB, CSA, Inter de Limeira, Santa Cruz e URT (MG), bem como da Copa Nordeste 2021 e 2022. No voleibol, está há dois anos com o Montes Claros América Vôlei. Também mantém um importante apoio à natação paralímpica em Joinville, a atletas de padel, canoagem, entre outras modalidades.
Não é por acaso que o garoto propaganda da Krona tem origem justamente no esporte, com o craque Denilson. A mais recente campanha da marca traz anúncios bem humorados das linhas para água fria, água quente, esgoto, elétrica e acessórios, veiculados nas principais redes de televisão do país. Com o slogan “A Krona é show”, a campanha destaca os atributos “Confiança, Qualidade e Segurança”, e “fortalece nossa característica de trabalhar em equipe, com ótimos times de colaboradores, de vendas e de clientes. Tudo para levar da melhor forma nossa reconhecida qualidade aos consumidores”, lembra Valdicir Kortmann.
Premiações
A consequência da estratégia de marketing, associada ao conjunto de atividades de todos os setores da empresa, pode ser medida nas principais premiações anuais do mercado recebidas pela Krona. Considerado o “Oscar” da construção, o Prêmio Anamaco avalia, através da Pesquisa Anamaco, a presença das marcas nas lojas de materiais de construção, por meio do resultado dos questionamentos sobre qualidade, preço, atendimento ao ponto de venda, orientação técnica, logística e avaliação geral das lojas. Desde 2004, a Krona recebe menções honrosas. E este ano não foi diferente: terceiro lugar e menção honrosa tanto na Pulverização quanto em Grandes Clientes no segmento Conexões de PVC para Água Fria; terceiro lugar na Pulverização e menção honrosa na Pulverização e em Grandes Clientes no segmento Eletrodutos Flexíveis de PVC; e terceiro Lugar na Pulverização e em Grandes Clientes, bem como menção honrosa na Pulverização, no segmento Tubos e Conexões de PVC para Esgoto.
Já no Prêmio Melhor Produto do Ano do Grupo Revenda, este ano a Krona ficou entre as três primeiras colocadas em cinco categorias. O destaque em 2021 foi o avanço para o 2º lugar em tubos e conexões para água quente, ano que foi lançada a nova linha CPVC Ultraterm Krona. De 2013 até 2021, a empresa ocupa o 3º lugar geral, sendo que em 2021 também foi premiada em tubos e conexões para água fria, assento sanitário, fita veda rosca, quadro de distribuição e fita isolante.
“Agradecemos aos nossos colaboradores pela eficiência e foco nos clientes, aos quais também somos especialmente gratos pela confiança na Krona, que conquista cada vez mais credibilidade no mercado. Vamos continuar trabalhando para entregarmos a melhor relação custo-benefício e sermos reconhecidos como a melhor empresa em atendimento no segmento em que atuamos”, garantiu Valdicir Kortmann.
Sobre a Krona – Fundada no dia 1º de setembro de 1994, possui três unidades em Joinville (SC) e uma em Marechal Deodoro (AL), onde trabalham mais de 2.000 colaboradores. A empresa atende mais de 15 mil clientes ativos, em todas as regiões do Brasil e exterior.
Todo o conteúdo dessa publicação, incluindo textos, gráficos e imagens, é de total responsabilidade do parceiro Krona Tubos e Conexões.