Febramat fala sobre associativismo em live promovida pela Anamaco

No dia 9 de dezembro a Febramat participou do “Talks Anamaco”, live transmitida via YouTube e organizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco).

O tema do bate-papo foi “Associativismo” e representaram a Febramat Paulo Machado (presidente), Allan Piva de Oliveira (vice-presidente), Claudio Pacheco (diretor e articulador político) e João Oliveira (gestor).

Integraram a conversa, ainda, Geraldo Defalco e Waldir Abreu, presidente e superintendente da Anamaco, respectivamente.

Na abertura do “Talks Anamaco”, Defalco enalteceu o associativismo e lembrou que Peter Drucker, professor austríaco que é considerado o pai da administração e gestão moderna, afirmou que as lojas só sobreviveriam se integrassem redes.

Waldir Abreu, responsável por conduzir o debate, apresentou os membros da Febramat como executivos que souberam trilhar o associativismo e que trabalham pelo fortalecimento do conceito no Brasil.

“É uma honra participar do ‘Talks Anamaco’ para abordar esse tema importantíssimo”, afirmou Paulo Machado, presidente da Febramat.

Depois de compartilhar a história de seu início profissional como empresário e lojista integrante de rede, Paulo falou sobre a história da Febramat, que foi fundada oficialmente em 2017. “Iniciamos com 600 lojas e, em 2021, já ultrapassamos 1.300”, lembrou.

“Projeto Vamos!”
A parceria da Febramat com a entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, que representa as redes associativas e centrais de negócios da Alemanha, foi destacada no bate-papo. Após uma primeira fase, de 2018 a 2021, que teve como objetivo profissionalizar as redes ligadas à Febramat e capacitar a entidade, o “Projeto Vamos!” entra agora na sua segunda fase.

“Nossos parceiros alemães reúnem 310 redes, que congregam 230 mil lojas. Do ponto de vista histórico, o associativismo tem mais de 150 anos na Alemanha. Lá as lojas passaram a se reunir, em um primeiro momento, para se empoderarem na negociação com fornecedores. Depois, viram que poderiam unificar serviços, não só de compras, mas de logística, agregando valor à união. Hoje já estão numa terceira fase, de compartilhamento de informação e digitalização. No Brasil, com uma história de associativismo bem mais recente, ainda estamos amadurecendo muitas ideias. Essa troca com os alemães tende a acelerar o processo dentro da Febramat”, resumiu João Oliveira, gestor da federação.

Confira o conteúdo na íntegra:

Compartilhe!

Deixe um comentário