O varejo de materiais de construção se destaca como um segmento aquecido e com grandes possibilidades de crescimento e aumento das vendas. Novas tendências estão surgindo, juntamente com práticas de gestão mais otimizadas.
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o volume de vendas do setor cresceu 21,5% no primeiro semestre de 2021, quando comparado com o mesmo período de 2020. Ainda, se considerada a inflação (receita nominal de vendas) nesse mesmo período, o número sobe para 48,0%.
Realizando um recorte estadual e segmentando, é possível analisar que o resultado positivo predomina na grande maioria dos estados brasileiros:
Os dados revelam um prognóstico positivo, tanto para o final deste segundo semestre de 2021, quanto para 2022, e nesse sentido, gestores podem analisar a expansão de seu negócio com relação aos números de sua região e checar se houve real crescimento ou prejuízo.
Para 2022, sustentabilidade, inovação e tecnologia serão as grandes pautas que gestores do segmento de materiais de construção deverão manter dentro de suas estratégias e que vão fazer toda a diferença na conquista de resultados e no aumento das vendas.
Dito isso, confira três tendências do segmento de materiais de construção, para que suas estratégias sejam mais assertivas com a realidade do mercado:
Sustentabilidade
Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é uma necessidade essencial em todas as práticas de gestão realmente otimizadas, uma vez que usar a energia racionalmente, reduzir as emissões de carbono e preservar os recursos naturais é uma missão de todos.
Com um mercado que indica aumento nas obras e nas atividades do setor de construção, é preciso considerar os impactos trazidos tanto para a população quanto para o planeta. E é por essa razão que a preferência por materiais recicláveis e biodegradáveis se mostra uma tendência em todo o mercado de materiais de construção.
Feitos de matérias-primas biodegradáveis e renováveis com um consumo baixo de energia e água, materiais como tintas e tijolos ecológicos já são uma realidade que deve ser implementada na área de vendas. Ainda, o concreto reforçado com madeira, bambu ou fibras naturais, assim como o aço e o concreto reciclado são exemplos de insumos sustentáveis que podem ser o diferencial no seu negócio.
Inovação tecnológica
A inovação tecnológica nesse contexto não se refere apenas ao investimento em soluções especializadas no segmento de atuação, mas também na oferta de projetos mais eficientes utilizando materiais de qualidade superior e com alta durabilidade. Dois grandes exemplos de produtos inovadores que se encaixam nessa proposta são o ecogranito e o bioconcreto.
Produzido com resíduos da extração de mármores e granitos, o ecogranito é um revestimento extremamente versátil, com um mecanismo de impermeabilização extremamente inteligente. Já o bioconcreto é uma alternativa extremamente inovadora, que, diferente do produto tradicional, se uma rachadura se formar, o bioconcreto se auto preenche em detrimento da ação de bactérias. A tecnologia faz com que esses recursos reduzam o gasto e evitem o desperdício.
Solução digital para vendas
Em detrimento da pandemia, as mudanças dentro dos hábitos de consumo foram agilizadas e precisas, e a migração do varejo para o ambiente digital é uma delas: Para se ter uma ideia, de acordo com a Nielsen, o e-commerce brasileiro chegou a render R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, e cresceu 31% em relação ao mesmo período de 2020. Foram 42 milhões de consumidores no ambiente digital, sendo que destes, 6,2 milhões estavam comprando pela primeira vez.
Ou seja, mais do que uma tendência, o desenvolvimento de um e-commerce, bem como a presença do seu negócio no mundo digital, é uma prática essencial para promover o aumento das vendas e o desenvolvimento da sua empresa.
Dica extra
Projetado por profissionais especialistas no segmento, o Viasoft Construshow é o software de gestão mais completo para lojas de materiais de construção, home center, marcenarias, ferragens, lojas de tintas e muito mais, que garante práticas de gestão eficientes, pautadas no aumento dos resultados e no crescimento de todas as áreas do seu negócio.
Sobre a Viasoft
Fundada em 1990, a Viasoft é uma empresa fornecedora de soluções em software de gestão completas e orientadas às melhores práticas de gestão empresarial. Atua em todo o Brasil, atendendo mais de 3.000 clientes dos segmentos de agronegócios, logística, supermercados, material de construção e combustíveis, além de oferecer soluções para áreas corporativas como contábil, IoT e Recursos Humanos. Está localizada no município de Pato Branco (PR) e conta com mais de 500 colaboradores.
Todo o conteúdo dessa publicação, incluindo textos, gráficos e imagens, é de total responsabilidade do parceiro Viasoft.