“Ter acesso a informações e parceiros faz a diferença” – entrevista com a Rede Toplar

Tem rede associada comemorando aniversário em abril! A Rede Toplar, a primeira rede associativista do segmento de materiais para construção do Distrito Federal, completa 4 anos este mês, somando dez lojas na região de Brasília e entorno. Por isso mesmo, a seção “Nossas redes têm história”, que conta a trajetória dos associados da federação, entrevistou o grupo para conhecer melhor sua atuação.

A conversa com a presidente Siomara Damasceno relembrou os primeiros passos da rede. Leia a seguir.

Quais motivos levaram à criação da Rede Toplar?
Basicamente éramos lojistas de bairro com pouco poder de negociação. Iniciamos os trabalhos por meio de uma consultoria do Sebrae chamada Central de Negócios.

Quais são os objetivos de vocês?
O grupo tem como objetivo unir forças entre empresários dos segmentos de materiais para construção, elétricos, hidráulicos e utilidades para o lar para realizar parcerias de sucesso com marcas e produtos consagrados, assim como disponibilizar melhores preços e atendimento diferenciado para o cliente final.

Você consegue apontar alguns momentos que marcaram a história da Toplar?
Foram vários. A formação da rede já foi importante demais. Em determinado momento, tentamos a abertura de um atacado, que acabou frustrada por conta da saída de um membro. No entanto, após a entrada de um novo associado, enfim conseguimos abrir o atacado – e estamos tendo ganhos de compra com o empreendimento, pois aqui em Brasília existe incentivo fiscal para isso. Fizemos viagens para conhecer outras redes, em Montes Claros (MG) e Goiânia, participamos da feira Feicon em São Paulo, participamos de cursos de capacitação do Sebrae. E, claro, não posso deixar de citar a entrada para a Febramat, pois a partir desse momento pudemos ter clareza sobre como funcionar como uma rede.

Quais são as principais diferenças entre os desafios enfrentados no início e os desafios de hoje?
Eu diria que antigamente o desafio era formar parcerias com indústrias, algo muito mais complexo lá atrás. Hoje, o nosso desafio é ter novos associados.

Você poderia citar algumas das principais vantagens estratégicas que a rede oferece aos seus associados?
Eu diria que as principais vantagens são: compras em conjunto com melhores preços, redução nas taxas de cartão, campanhas publicitárias, troca de experiências entre lojistas e mais visibilidade com a força da marca Toplar.

Para finalizar: por que é importante fazer parte da Febramat?
Ter acesso a informações e parceiros faz toda a diferença para os negócios.

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