Os últimos meses do ano são, historicamente, um período aquecido para a construção civil – pequenas reformas e obras que foram deixadas de lado ao longo dos meses ganham fôlego com o pagamento do décimo terceiro salário. Portanto, agora é a hora de a sua loja estar preparada para aproveitar este momento propício para fazer negócios. Pensando nisso, a Febramat separou 6 dicas de ouro para que você alavanque os negócios.
1. Faça um planejamento estratégico
A primeira coisa a ser feita é analisar os números do fim do ano anterior. Dessa forma, você saberá a realidade de sua loja, criando metas realistas.
2. Prepare o estoque
Não adianta pensar uma boa estratégia comercial se o produto que o cliente precisa não está disponível. Aproveite o planejamento estratégico para realizar inventário de estoque e saber o que mais sai nesta época do ano.
3. Capacite sua equipe
Segundo o Sebrae, vendedores engajados vendem mais e atendem melhor. Por isso, garanta que sua equipe esteja bem treinada, alinhada e motivada para alcançar bons resultados. Incentive a estratégia de venda cruzada, de forma a agregar valor à compra para o cliente – é importante, então, que todos os colaboradores conheçam bem os produtos vendidos. É válido ainda avaliar a possibilidade de oferecer prêmios aos vendedores que mais contribuírem para a meta ser atingida.
4. Decore a loja
Não importa se estamos falando de loja física ou online: o cliente precisa saber que seu negócio está pronto para as festividades de fim de ano. Assim, invista em decoração que remeta ao Natal e ao Ano Novo, deixando o ambiente bonito e acolhedor – até porque uma bela decoração pode chamar a atenção de pessoas que, a princípio, nem entrariam em sua loja, oferecendo a você a oportunidade de converter uma simples “olhada” em venda.
5. Aproveite o visual merchandising
É importante ir além das vitrines, trabalhando bem na organização dos produtos para fisgar os sentidos dos consumidores: disponha os materiais prezando por uma boa disposição, combinando cores e itens da mesma categoria – com isso, você chamará a atenção do cliente e ainda facilitará o atendimento por parte de sua equipe.
6. Crie ações comerciais
Agregar valor a uma compra é algo que qualquer cliente quer. Para este período do ano, tente pensar em iniciativas que estimulem o consumo: combos de produtos, facilidades nas formas de pagamento, cartão fidelidade etc. Descontos e promoções também são importantes, mas antes tenha certeza de que a precificação dos itens é a correta, para evitar prejuízos.
Fontes: Sebrae, Cielo e MicroUniverso