De segunda-feira até hoje, dia 12, ocorreu na sede da Febramat, em São Paulo, a semana de planejamento estratégico operacional. O encontro teve como objetivo organizar as ações relacionadas ao Projeto Vamos! para 2024 e também apresentar o andamento do projeto à nova diretoria da associação, que tomou posse em 1º de janeiro. Maiana Sander, consultora da entidade alemã Der Mittelstandsverbund e responsável pela comunicação da iniciativa, veio ao Brasil para participar do evento.
Trabalho em andamento
Atualmente na Fase 2, o Projeto Vamos! já alcançou cerca de 70% de suas metas. O atual foco do trabalho está nas questões de desenvolvimento sustentável e representação de interesses políticos, além da melhoria na qualificação dos gestores. “Um aspecto central é destacar a importância da sustentabilidade, principalmente em relação aos benefícios trazidos por materiais de construção amigáveis ao meio ambiente”, comenta Maiana.
A programação da semana foi cheia. Os esforços estiveram voltados para o avanço dos trabalhos dos comitês e à preparação financeira do projeto. Essa etapa de planejamento ajudará a garantir que o projeto continue no caminho certo para atingir suas metas finais, como explica o novo presidente da Febramat, Minoru Uehara: “Com esse momento exclusivo para discutir esses e outros pontos, teremos direcionamentos mais focados para a continuidade dos trabalhos”.
Futuro
A Fase 2 do Projeto Vamos! termina em 31 de outubro. Uma auditoria abrangente, envolvendo diversas partes interessadas (incluindo um auditor especializado em projetos de desenvolvimento), será realizada ao final para avaliar o progresso alcançado. “A conclusão da Fase 2 marcará não apenas o fim de um ciclo importante, mas também o início de novas oportunidades para avançar nas áreas chave do projeto”, analisa Maiana Sander.
Para o gerente executivo da Febramat, Mauricio Leite de Melo, após o término dessa fase, a entidade espera continuar desenvolvendo os projetos e ações dos comitês, com o objetivo de fortalecer o associativismo em nosso segmento. “O foco é sempre avançar e expandir os trabalhos, projetos e serviços da Febramat para as redes”, afirma.