Você muito provavelmente já assistiu na Internet a algum vídeo da arquiteta Patricia Pomerantzeff apresentando um dos seus inúmeros projetos. Se isso já aconteceu, não é por acaso: a empresária é dona do maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube, com mais de 1 milhão de inscritos. A conta no YouTube tem o mesmo nome do seu escritório, Doma Arquitetura.
“Nunca imaginei que iria criar o maior canal de arquitetura do Brasil. Quando criei a conta, com certeza pensei que a exposição dos projetos poderia me render frutos, mas não que tomaria a proporção que alcançou”, explica Patricia, em entrevista exclusiva à Febramat. – assista abaixo.
Dicas para os lojistas
Patricia adora obras. Foi na faculdade – cursou arquitetura e artes plásticas ao mesmo tempo – que percebeu a satisfação de ver um projeto tomar forma. E, como a maioria dos arquitetos, ela tem uma pequena loja de confiança. “Normalmente compramos em lojas menores coisas do dia a dia, de urgência. É inegável o valor dos pequenos varejistas: muitas vezes vocês salvam nossas vidas”, admite.
Ela reconhece que, pelo fato das lojas terem espaços reduzidos, muitas vezes contam com menor leque de produtos. Por isso, sugere que arquitetos e lojas estabeleçam um diálogo franco, com apontamento de produtos e materiais que agradam.
“O que funciona muito na relação da Doma com a nossa loja de confiança é o WhatsApp. Temos um lojista menor que nos atende e nossa conversa com ele é pelo aplicativo. Muitas vezes realizamos a compra on-line, fazemos um pix, e o portador retira o produto e leva até a obra. É algo prático, mas ao mesmo tempo humanizado e próximo”, relata.
Como dica final ao nosso setor, a proprietária do Doma Arquitetura sugere que os lojistas invistam, sempre, em novidades, estejam antenados com as tendências e que criem relacionamento com profissionais da construção e arquitetos, inclusive com a organização de workshops.