Fórum Nacional de Redes Associativistas realiza primeira reunião do ano

Projeto de lei que regulamenta Centrais de Negócios foi um dos principais temas debatidos pelas entidades

No dia 27 de janeiro, o Fórum Nacional de Redes Associativistas (FNRA) realizou sua primeira reunião de 2023 para discutir ações pelo fortalecimento do associativismo.

Os representantes das entidades que compõem o fórum trataram da organização de ações pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 57/2021, que regulamenta as centrais de negócios.

A proposta tramita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados e aguarda a designação de um parlamentar para ser o relator da matéria e proferir parecer pela sua aprovação ou rejeição.

Após a posse dos deputados eleitos, realizada no dia 1° de fevereiro, a comissão receberá novos integrantes e um presidente, que posteriormente nomeará o relator do PLP 57/2021 na CFT.

Dessa forma, durante a reunião do fórum, os integrantes debateram a abordagem ao novo presidente da comissão para sugerir nomes ao cargo de relator, bem como estratégias para obter apoio para que a proposta seja alterada com o texto do substitutivo elaborado pelo fórum.

Esse substitutivo propõe que as transações efetuadas entre a central de negócios e seus associados não sejam consideradas transações comerciais – assim, não haveria recolhimento de imposto. A medida é importante para o setor, pois evitaria a bitributação. 

O fórum levará esse substitutivo ao relator pleiteando que o projeto seja aprovado com o texto proposto pelas entidades.

FNRA

Além do PLP 57/2021, os dirigentes das entidades debateram a formalização do fórum, com o intuito de potencializar sua interlocução junto a representantes dos poderes públicos.

O objetivo é fortalecer a organização de entidades de outros setores e, assim, fortalecer o associativismo em todo o país.

O fórum é composto pela Febramat, Rede Brasil (entidade do setor moveleiro e de eletrodomésticos) e Federação das Redes de Negócios Multissetoriais (Fernem), que é formada por redes de diversos setores do estado da Bahia.

Participaram da reunião do dia 27 de janeiro o diretor da Febramat, Cláudio Pacheco; além de Marlus Rios, Rinaldo Teodorio e Adalto Rios, pela Rede Brasil; e Bráulio Soledade de Araújo, pela Fernem.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário