A Febramat, a fim de cumprir seu planejamento estratégico, resolveu atuar, a partir de agora, com anos temáticos, algo inédito na história da entidade. E 2023 já tem o seu foco definido: será o Ano do Conhecimento. A intenção é, por meio de uma agenda proativa e de serviços prestados, promover a educação, o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades pessoais das equipes e gestores das redes associadas.
“A federação pode atuar de forma eficiente e em parceria com nossas redes associadas para auxiliar os lojistas a melhorar suas respectivas operações, diminuindo o turnover, aprimorando o atendimento e gerando maior rentabilidade para seus negócios”, explica o Gerente Geral da Febramat, Marcio Vieira. “Os anos temáticos chegam para nos ajudar a cumprir esses propósitos. Quando analisamos as opções de temas, concluímos que nenhuma ação teria um impacto tão direto na operação das lojas e nos funcionários como a de promover a educação”, complementa.
Segundo a entidade, a meta é que os cursos e treinamentos oferecidos atinjam 15% da força de trabalho das redes, algo próximo de 1,5 mil pessoas – as redes associadas reúnem 1.338 lojas, que estão localizadas em 22 estados e possuem cerca de 10 mil colaboradores. Para alcançar a meta, a Febramat irá estimular a adesão das redes com base em ações de incentivo e apoio pessoal para a realização das trilhas. No final do ano, a rede que mais treinou funcionários será premiada pela entidade.
Plataformas disponíveis
Hoje a Febramat já oferece aos associados três plataformas que levam conhecimento por meio de cursos e treinamentos. O Cresça Mais é uma opção fantástica, que dispõe de trilhas muito bem construídas e de fácil acesso aos usuários. Além disso, emite certificado de conclusão/aproveitamento em todos os cursos que oferece e eles são 100% gratuitos para gerentes, gestores e equipes das lojas e redes que compõem a Febramat. “Não consigo imaginar estímulo maior para quem quer incrementar seu currículo e melhorar os resultados ou a empregabilidade”, destaca Marcio.
Há ainda o IEV, hoje a plataforma mais utilizada por associados dentro do ambiente da Febramat, com centenas de profissionais treinados por ano. A federação negociou para seus membros condições imbatíveis em termos de valores. “Hoje, qualquer pessoa que queira realizar um dos treinamentos ofertados pelo IEV paga menos do que o valor de um sanduíche por mês para se atualizar. Ao final do curso, também conta com um certificado”, detalha o gestor.
A GL é nova no mercado e se destaca por oferecer uma abordagem inovadora aos treinamentos, que contam com aulas ministradas em parte ao vivo e, em dados momentos, gravadas. “Estou bastante otimista com a possibilidade de iniciarmos o trabalho conjunto com eles, que desenvolveram uma trilha exclusiva para equipes femininas e que imagino que será um sucesso”, explica Marcio Vieira.
Além dessas plataformas, a federação deve entrevistar profissionais com bagagem para oferecer novas visões sobre os avanços do mercado de material de construção.
Segundo o Gerente Geral da Febramat, o Projeto Vamos, desenvolvido em parceria com a entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, tem impacto na decisão de atuar com anos temáticos. “Gerar valor em estruturas federativas para redes associativistas ou de outro modelo já é uma tradição na Alemanha há muito tempo e parte significativa do know-how que a Febramat possui foi transferida por meio do Projeto Vamos”, explica.
Atente-se às oportunidades
O pequeno e médio lojista do setor de materiais de construção deve estar ciente de que o mercado está mudando e estar atento às oportunidades. “Ter um cliente em seu espaço físico ou mesmo virtual é importante. Ele possui uma fonte formidável de informações que podem ser aproveitadas para tornar o seu negócio mais atrativo, produtivo e rentável”, alerta Marcio.
Para o Gerente Geral, os varejistas devem analisar, também, se não é hora de se aproveitar das ótimas estruturas de suporte que as redes proporcionam. “Em certas situações, é melhor enfrentar os desafios bem acompanhado do que só. Se este for o seu pensamento, procure uma das redes de lojas de material de construção que fazem parte da Febramat e veja como se filiar. Em alguns casos, oferecemos mais de 30 serviços aos associados, algo difícil de se alcançar sozinho, atuando de forma independente”.
A hora é agora! Associe-se e participe do Ano do Conhecimento. Mais informações sobre as ações serão divulgadas em nossos meios de comunicação.