
Na semana passada, de 21 a 23 de maio, o Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, se tornou a casa das redes associativistas de materiais de construção do Brasil ao receber o Encontro Febramat 2025. O mais importante evento do segmento contou com a presença de quase trezentos profissionais – incluindo empresários, gestores e especialistas das 27 redes associadas de todo o País, assim como de diversos parceiros e fornecedores – que participaram de uma programação rica, com foco no networking qualificado.
Fortalecendo os laços
Com o tema Construindo conexões, a edição 2025 do Encontro teve como foco oferecer possibilidades para o compartilhamento de ideias entre as redes, estreitando laços e fortalecendo parcerias comerciais. “É com alegria que a gente vê as coisas caminhando, com todos satisfeitos com os movimentos da Febramat em prol do associativismo”, comenta o presidente da federação, Minoru Uehara.
Primeiro dia
O conteúdo do Encontro sempre muda de ano para ano; com isso, cada edição se torna única e imperdível. Dessa vez, a grande novidade foram os Cases de Sucesso, série de apresentações nas quais redes compartilharam estratégias e práticas bem-sucedidas que geraram resultados expressivos em seus negócios – servindo, assim, de inspiração para transformações positivas em todo o ecossistema da associação.
Na quarta-feira, ocorreram três dessas apresentações. Leticia Vasques, gestora da Rede Clube da Casa, e Michelli Maiolini, arquiteta e associada do Clube da Casa, comentaram a importância de oferecer uma experiência completa ao cliente, com o tema Club Arq+: conectando arquitetos, engenheiros e designers.
Na sequência, foi a vez de Eduardo Menezes, presidente da Rede Construção, dar dicas de gestão e planejamento ao abordar Estratégias para sustentabilidade financeira da rede. Por fim, Diego Fernandes, gestor da Redecon, revelou detalhes de um programa de sua rede voltado ao desenvolvimento profissional, com o tema Capacita Redecon – aprendizado e crescimento contínuo.
Houve também um momento especial de conexão entre as redes, com uma rodada de relacionamento dedicada à troca de experiências e reflexões sobre os desafios do setor de matcon. Os associados foram divididos em cinco grandes grupos de discussão e, ao final, cada grupo compartilhou um resumo das ideias debatidas. Entre os vários temas discutidos estiveram capacitação e treinamentos, promoções e estratégias de venda, retenção de associados e planejamento de compras junto aos fornecedores.
Segundo dia
Um dos momentos mais aguardados do evento ocorreu na quinta-feira. A Rodada de Negócios, marca registrada do Encontro Febramat, mais uma vez foi espaço para a troca de ideias, demonstração de produtos e construção de novas parcerias – e, claro, para a consolidação de antigas alianças. O formato do ano passado acabou mantido para 2025: as fabricantes ficaram em estandes, enquanto as redes circulavam pelo pavilhão.
Um momento de homenagem fechou o dia, com a Febramat presenteando as redes e as indústrias parceiras com uma linda placa, em reconhecimento pelo esforço em prol do desenvolvimento da cadeia. Além disso, ocorreu uma premiação especial para três redes: a Rede ConstruVip, laureada como a rede com maior índice de fidelidade de compra com as indústrias sócias-honorárias da Febramat; a Rede Fácil Construir, com maior diversidade de parceiras honorárias; e a Rede da Construção, com o maior volume de compras com sócias-honorárias, superando a marca de R$ 37,5 milhões. “Graças ao nosso trabalho, as lojas têm acesso a fornecedores e a condições exclusivas. Isso faz com que nossa microrregião se desenvolva e o consumidor final consiga realizar seu sonho de construir ou reforma sua casa”, reflete Paulo Xavier, gestor da Rede da Construção.
Último dia
A sexta-feira contou com a apresentação dos três cases finais. Deivyd Sebben, gestor da Rede Constru&Cia, falou sobre Eficiência no básico: marketing estratégico e negociações eficientes, mostrando como esses dois pilares da gestão podem trazer bons resultados aos negócios.
Rodrigo Amaral, gestor da Rede 360, usou o tema Rodada de negócios – Expo 360 para explicar o funcionamento do evento anual de sua rede, voltado para a conexão de fornecedores e parceiros em um ambiente dinâmico e estratégico. Fechando a programação, Marcos Biondi, gestor da Rede Construsete, apresentou o Marketplace Homaz – Sua casa de A a Z, uma plataforma integrada aos estoques das lojas, capaz de proporcionar uma experiência de compra omnichannel.
O encerramento do evento foi marcado por uma reunião entre a diretoria da federação e os presidentes e gestores das redes associadas. O Encontro Febramat 2025 pode ter acabado, mas a entidade ainda tem muito trabalho a fazer este ano!
Confira, no player acima ou em nosso canal no YouTube, os principais destaques do maior evento associativista do setor de material de construção no Brasil.