Está no ar o terceiro episódio da temporada 2025 do Febramat Entrevista, o podcast da Febramat. Desta vez, Marli Ciaramella, responsável pelo marketing da federação, entrevistou a Redemac (RS), que completa 25 anos de atividades agora em 2025. Presente em quase cem municípios e com mais de 110 lojas espalhadas pelo Estado, a companhia é uma referência do mercado de matcon gaúcho. A conversa ocorreu com Caroline Morelli, presidente da Redemac.
Para celebrar seu jubileu de prata, a rede desenvolveu o projeto Nossas Raízes, que visa a olhar projetos realizados no passado de sua trajetória para planejar ações para o futuro. Afinal, em 2000, no ano em que a Redemac foi fundada, ainda existia muita desconfiança no trabalho associativista por parte das principais fabricantes do setor. “A gente percebia muita dificuldade na negociação com fornecedores, pois não tinham interesse em atender as redes, não queriam vender para associação, apenas vender loja a loja. Já, hoje, é difícil surgir uma rede que não esteja ligada a grandes fornecedores, às principais marcas do mercado”, afirma Caroline.
Essas relações comerciais, que foram se tornando mais dinâmicas, passam, como não poderia deixar de ser, pelo associativismo – que oferece um ecossistema mais saudável para os lojistas do que o modelo de franquia, como opina Caroline: “Há uma transparência e tranquilidade de sentar com um colega e trocar informações, falar sobre o que está funcionando e o que não está. Isso é o associativismo, e essa é a principal diferença”.
Em relação aos próximos 25 anos (ou mais) da Redemac, uma palavra é a chave: qualificação. “Apostar em uma boa gestão, em um profissional qualificado, dá resultado. É muito importante ter pessoas que tragam ideias e novos desafios para os associados”, analisa Caroline.
Confira a entrevista completa no player acima ou em nosso canal no YouTube!