

Este mês, a Rede Nova Sul completa oito anos de atividades em prol do associativismo no mercado de matcon. Criada em 2017 em Curitiba, conta hoje com sete associados e doze lojas espalhadas pelo Estado do Paraná.
Dando continuidade à seção “Nossas redes têm história”, na qual contamos a trajetória dos associados da Febramat, entrevistamos o presidente da Rede Nova Sul, Douglas Pinto, e o gestor da companhia, Oscar dos Santos Neto. Os dois profissionais comentam a importância do apoio oferecido pelas redes aos empresários do varejo de nosso segmento.

Quais motivos levaram à criação da Rede Nova Sul?
Foram vários. Entre eles, a necessidade de projetos estratégicos e estruturais, além de o mercado exigir a melhora constante em temas extremamente importantes, como vendas, marketing, compras, indicadores de desempenho, tecnologia e gestão inteligente. A rede foi criada pelo gestor Marcos Biondi, que buscou lojas com os mesmos objetivos – algumas das fundadoras foram a Comab, Patranscon, Nuzda, Mello e Pavin.
Quais as principais diferenças entre os desafios enfrentados no início e os encontrados atualmente?
Ter a capacidade de flexibilizar as mudanças sempre foi e sempre será o maior desafio de uma rede associativista, principalmente quando se fala de várias cabeças pensantes voltadas para o cumprimento da democracia no seu estado mais puro.
Vocês poderiam destacar alguns momentos marcantes da trajetória da rede?
Todos os anos a rede passa por momentos importantes que trazem referências a nossa história. Entre os destaques, vale citar o 1º Circuito de Negócios, que na época abriu a mente de todos os envolvidos: associados, parceiros e representantes puderam entender a importância de um evento que aproxima as partes interessadas, alinha os temas importantes e ainda gera muitos negócios. De lá para cá muitas coisas evoluíram, mas até hoje o evento é extremamente aguardado por todos, tendo virado uma tradição. Em 2025, teremos o 1º Encontro de Profissionais, que com certeza será mais um marco em nossa história.
De que forma uma rede pode auxiliar no sucesso de seus associados?
Quando se fala em empreendedorismo, surgem muitas dúvidas e os resultados são sempre questionados. Um importante caso individual de sucesso que temos é o desenvolvimento da Patranscon, que nesse período dobrou de tamanho e hoje é a principal referência na região de Irati, muito por acreditar no modelo e priorizar os projetos que a rede desenvolve. Outro caso relevante: em 2024, a Nova Sul investiu forte na capacitação e desempenho das equipes com o Projeto Mandala, que estabeleceu temas importantíssimos, tais como, vendas, marketing, logística, pricing, educação financeira e intraempreendedorismo.

Por que é importante para a Rede Nova Sul fazer parte da Febramat?
O associativismo te obriga a buscar melhoras constantes e a abraçar os desafios. A Febramat é a ferramenta que nos ajuda nesses momentos.
Para finalizar, gostariam de deixar alguma mensagem ao mercado?
A Rede Nova Sul leva muito a sério o modelo associativista e por isso tem um crescimento evolutivo constante. Nossos associados acreditam nesse processo, o que facilita implantações de projetos, assim como possibilita que nossos parceiros realizem grandes negócios e se interessem em estar constantemente junto de nossos objetivos.