Com 29 redes associadas, a Febramat representa uma fatia importante do segmento de matcon nacional. Mas qual o tamanho dessa representatividade? Com o objetivo de mostrar a força do alcance da federação dentro do setor da construção civil, conversamos com o consultor comercial da entidade, Marcio Santos. Ele nos trouxe dados interessantes para confirmar o impacto gerado pelas redes nos negócios de nossa cadeia.
Número de lojas
Um estudo publicado em 2022 pelo Instituto de Pesquisa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), feito com base na Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego, indica a presença de mais de 150 mil lojas varejistas de material de construção no País. “Esse segmento apresentou um crescimento significativo na receita bruta de revenda, alcançando R$ 256,9 bilhões em 2022, um aumento de 62,9% em relação a 2019”, analisa Santos.
Atualmente, as redes associadas da federação contam com mais de 1400 lojas espalhadas pelo território nacional. Ou seja: as lojas que fazem parte da Febramat representam um número significativo do varejo matcon no país.
De Norte a Sul
A Febramat atua em quase todos os Estados do Brasil, estando presente em 21 Unidades Federativas (Gráfico 1). Para Santos, essa abrangência nacional é um dos trunfos do trabalho da entidade: “Isso permite que as redes estejam próximas tanto de indústrias como de consumidores em diversas regiões”.
Força de trabalho
Embora o número exato de funcionários das redes associadas possa variar, dependendo do porte delas e de suas operações, o total de colaboradores, diretos e indiretos, representados pela Febramat ultrapassa a marca de 10 mil pessoas em todo o Brasil.
Faturamento
As redes contam com um volume de compras anual de R$ 2,7 bilhões e um faturamento anual de R$ 4,7 bilhões. Para efeito de comparação, em 2023, o mercado de matcon movimentou cerca de R$ 150 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O faturamento das redes associadas representa cerca de 3,1% desse valor. “Isso demonstra uma expressiva representatividade, especialmente considerando o modelo associativista da federação, que não inclui grandes players, fortalecendo o poder de negociação e o acesso a condições competitivas”, explica Santos.
Números que impressionam
Considerando esse volume de negócios gerados pelas redes, se elas fossem um único player do mercado, ocupariam uma posição de destaque no mercado: ficariam em terceiro lugar no ranking Ibevar FIA 2024 das maiores empresas em faturamento da construção civil (Gráfico 2), atrás apenas de gigantes como Saint-Gobain (com R$ 11,7 bilhões anuais) e Leroy Merlin (R$ 8,9 bilhões anuais). Estaria, inclusive, à frente de empresas tradicionais como Lojas Quero-Quero (R$ 2,8 bilhões anuais) e Grupo Herval (R$ 2,1 bilhões anuais).
Representatividade de grande porte
“Esse volume de faturamento das redes associadas demonstra a capacidade dessas empresas para se organizarem e potencializarem seu desempenho comercial, possibilitando que concorram de igual para igual com grandes grupos multinacionais”, indica Santos.
Por isso, é importante o fomento do associativismo em nosso segmento. “As redes atraem novos parceiros lojistas constantemente, o que resulta na ampliação da participação de mercado todo ano. Assim, a Febramat continua desempenhando um papel crucial ao criar um ambiente colaborativo que permite a lojas menores competirem de forma mais eficiente contra esses gigantes do mercado”, reflete o consultor comercial da entidade.
Então, caso você ainda não seja afiliado à Febramat, não perca tempo! A federação irá representar os seus negócios da melhor maneira possível.