Uma das mais tradicionais fabricantes de materiais de construção no Brasil, a Sil é uma empresa 100% nacional que fornece fios e cabos elétricos com qualidade certificada – e, além disso, também é indústria parceira da Febramat. A seguir, conheça um pouco mais da trajetória da companhia.
Oportunidades
Segundo o gerente Comercial e Marketing da empresa, Pedro Morelli, a Sil se tornou parceira da Febramat com o objetivo de estar mais perto das redes e lojistas. “Queremos estar sempre dispostos a conversar para melhorar a performance de vendas de nossos clientes”, comenta.
A fabricante lançou este ano, durante a feira do setor da construção Feicon, o Cabo Flexível Atoxsil ECO 750V, o primeiro de produção totalmente ecológica no País. E para o restante de 2024, a expectativa para os negócios é boa: “Pretendemos crescer em volume, expandindo ainda mais o mercado”, revela Morelli.
História
A Sil iniciou suas atividades na década de 1950, com o nome Elétrica Danúbio, atuando como distribuidora de materiais elétricos para a capital e a Grande São Paulo. Em 1974, passa a fabricar fios e cabos elétricos no bairro do Tatuapé, transferindo-se pouco tempo depois para o distrito industrial da Mooca, já com a marca Sil. Em 2001, mudou-se para o município de Guarulhos, instalando-se em um moderno centro industrial e administrativo de 30 mil m².
Qualidade certificada
De acordo com a empresa, “qualidade total” é a prioridade absoluta em seus negócios. Isso explica a busca da excelência na produção, garantindo a certificação ISO 9001 para seu sistema de Gestão de Qualidade. Para ter controle dos processos, a Sil segue as recomendações das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), oferecendo produtos com os Certificados da Marca de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para fios e cabos.
Além disso, a empresa utiliza matérias-primas de fornecedores qualificados, incluindo cobre puro, também por ser associada à Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio), entidade que atua no monitoramento dos produtos desse segmento.
Detalhes da produção
Para um fio ficar pronto, existem várias etapas a serem seguidas. O cobre, num diâmetro de 8 mm, é submetido a um processo de trefilação (redução de diâmetro por alongamento), recebendo um tratamento térmico responsável por garantir as propriedades de condutividade, flexibilidade e alongamento.
Todos os produtos são submetidos a testes contínuos de alta tensão (de 5 mil a 17,5 mil V). Assim, é assegurada uma isolação isenta de falhas, mesmo que invisíveis a olho nu. Com isso, após as etapas produtivas e de controle de qualidade, os produtos Sil estão prontos para serem comercializados e utilizados com segurança.