Febramat e entidade alemã promovem debate sobre o associativismo no Brasil

Nesta quarta-feira (12/6), cerca de 50 representantes do associativismo empresarial participaram de um jantar em Brasília/DF para celebrar o “Projeto Vamos!”, que durou 6 anos, numa parceria entre a Febramat e a entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV.

O discurso do vice-presidente da Febramat, Joel Schmidt, abriu a noite: “Acreditamos que juntos conseguimos desenvolver um ambiente mais produtivo e acolhedor”, disse ele, que representou o presidente Minoru Uehara, que não pôde estar presente. Maiana Santana, gestora do “Projeto Vamos!”, revelou que o projeto, como muitos outros, teve momentos de altos e baixos, mas que ao longo das duas fases, alcançou “não só o avanço político, mas a união entre dois países”. Ela acredita que o futuro do país está nas mãos dos pequenos e microempreendedores e que o projeto deve continuar, com a gestão dos próprios associados: “a segunda fase não termina aqui, ela começa!”, finalizou.

Painel/Debate – Mediado pela consultora jurídica, Dra. Lorena Campos – responsável por acompanhar a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 57/2021 no Congresso Nacional – o debate contou com a participação do Dr. Ludwig Veltmann, diretor-geral da Der Mittelstandsverbund ZGV; do deputado federal Luís Carlos Gomes (Republicanos-RJ); de Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção); de Silmara Damasceno, vice-presidente da Acomac-DF (Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Distrito Federal); de Bruno Augusto, coordenador do Sebrae-MG; e de Claudio Pacheco, diretor de relações governamentais da Febramat. O PLP está em tramitação nas comissões da Câmara e visa regulamentar o associativismo no Brasil.

“Me encontrei no associativismo”, disse Silmara, que iniciou no empresariado ainda aos 15 anos de idade. “Hoje eu entendo o meu papel na minha loja e no associativismo”. Já Cassio (Anamaco) destacou a importância da política: “quem não gosta de política será governado por quem gosta”. Karoline Lima, que também atua na área de relações governamentais da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), contribuiu com o debate: “Tudo passa pelo legislativo (…) e estamos unidos, apresentando as pautas, defendendo o setor, que é um trabalho de formiguinha”, disse ela, desejando que este seja o primeiro de muitos encontros políticos.

O deputado federal Luís Carlos Gomes, membro da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), parabenizou as redes de empresários e expressou confiança na melhoria da situação econômica do país. “Temos uma Câmara boa e empenhada em dar uma virada”. Bruno Augusto falou sobre a missão do Sebrae de desenvolver micro e pequenos empreendedores e destacou que o “Projeto Vamos!” foi um trabalho imensamente valoroso para as redes. Carlos Rezende, superintendente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), parabenizou a Febramat pelo evento e a Anamaco pela contribuição ao debate, reforçando que “não existe alternativa para os pequenos negócios que não seja o associativismo”.

A noite foi de homenagens ao Dr. Veltmann, que deixa a entidade após mais de 20 anos como diretor. Ele recebeu uma placa de agradecimento por sua contribuição, dedicação e visão ao associativismo empresarial, entregue por Marli Ciaramella e Flavia Galante (ambas da Febramat). Surpreendido, junto com os demais convidados, com um filme sobre a história do “Projeto Vamos!”, Dr. Veltmann também ouviu um discurso de Claudio Pacheco, dedicado a ele. Claudio, que era o presidente da Febramat quando a parceria do projeto começou, disse: “O carinho e a dedicação do senhor ficarão marcados para sempre em nossas vidas”.

Emocionado, Dr. Veltmann afirmou que o projeto, além de trazer experiências e benefícios ao associativismo de modo geral, proporcionou a ele grandes amizades. O evento, realizado no auditório do Centro de Convenções Brasil 21, encerrou-se num clima de confraternização com um jantar.

Compartilhe!

Deixe um comentário