Na quinta-feira da semana passada, dia 23, o diretor de Representatividade da Febramat, Claudio Pacheco, representou a federação em uma audiência pública, organizada na Câmara dos Deputados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O encontro debateu o Projeto de Lei 6005/23, de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), que dispõe sobre a regulação da comercialização de materiais de construção e a proteção do comércio varejista.
Foi o início formal do trabalho visando à proteção e ao fortalecimento dos pequenos e médios comerciantes de matcon. “A indústria cada vez mais vende diretamente aos consumidores finais, incluindo construtoras. Com isso, perde-se um canal inteiro de negócios. Nós, lojistas, somos prejudicados por esse movimento, pois temos o custo de fazer estoque, montar showroom etc.”, comenta Pacheco. “A gente não quer a proibição disso, mas que existam condições justas e iguais, criando uma isonomia comercial para nosso segmento.”
Segundo Pacheco, houve um questionamento por parte da indústria de que esse projeto de lei seria inconstitucional. “Porém, temos o argumento de que o setor automotivo opera dessa forma, o que poderia ser replicado em nosso setor”, explica. “Esperamos que a indústria e as construtoras deem contrapartidas para esse problema que nos atinge.”
Assista abaixo ao vídeo da participação do diretor de Representatividade da Febramat, Claudio Pacheco, na audiência pública: