Especial associativismo – parte 2: as diferenças entre franquia, cooperativa e associação

Como pôde ser visto na primeira reportagem da série especial sobre associativismo, trabalhar em conjunto faz a diferença para empresas dos mais variados segmentos – não à toa, esse tema é a maior bandeira da Febramat. Esta semana, trazemos a segunda matéria da série, agora mostrando em detalhes os três principais modelos associativistas: franquia, cooperativa e associação (rede associativista).

1. FRANQUIA

É um sistema no qual uma empresa (o franqueador) cede para outra empresa (o franqueado) o direito de uso de sua marca ou patente. O acordo inclui também o direito de distribuição exclusiva, ou semiexclusiva, de produtos e serviços.

Exemplos de franquias: redes de fast food, escola de idiomas

Principais características

  • Modelo de negócios testado
  • Suporte do franqueador para que o franqueado siga padrões de qualidade pré-determinados
  • Franqueador cobra uma taxa de franquia em troca do modelo de negócios, podendo cobrar ainda royalties ou outros encargos

2. COOPERATIVA

São reuniões voluntárias de indivíduos com a intenção de satisfazer suas necessidades econômicas, culturais ou sociais. A partir daí, forma-se uma corporação de propriedade conjunta, com controle democrático (por eleição).

Exemplos de cooperativas: instituições do setor de crédito, de saúde e da agropecuária

Principais características

  • Modelo de trabalho definido em assembleias
  • Acesso a produtos ou serviços em condições melhores do que o indivíduo obteria sozinho ou em condições normais
  • Cada novo associado paga uma cota para se tornar membro. Os valores fazem parte do capital social da cooperativa – e é devolvido caso o membro se retire dela

3. ASSOCIAÇÃO (REDE ASSOCIATIVISTA)

Reunião de empreendedores para alcançar objetivos comuns por meio de uma estratégia coletiva, mas de forma a garantir juridicamente a independência de cada um. Conta com decisões coletivas e participação ativa dos membros na definição da direção estratégica a ser tomada.

Exemplos de associações: redes de materiais de construção e redes farmacêuticas

Principais características

  • Envolve ganhos de escala, redução de custos, aprendizagem coletiva e inovação colaborativa
  • Cada empresa opera com autonomia
  • Novos membros podem ter de pagar uma taxa de associação para participarem

 

Abaixo, um vídeo especial sobre o tema:

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