Conforme noticiado na semana passada, uma comitiva da Febramat visitou a edição 2024 da Feicon, a mais completa feira do setor de construção civil e arquitetura da América Latina, realizada em São Paulo. O objetivo era estreitar laços com as redes e fornecedores presentes, além de prospectar novas indústrias parceiras.
“A Feicon foi uma grande oportunidade para fazermos networking: em único dia você consegue se relacionar com diversas empresas”, analisa o presidente da federação, Minoru Uehara. “E isso é importante para a Febramat, pois podemos fazer a entidade ser mais conhecida dentro do setor. Com o apoio das redes, temos mais visibilidade, revelando o nosso potencial a nível nacional.”
E já que o trabalho rendeu bons frutos, nosso portal decidiu retornar ao tema. Para entender melhor o impacto positivo do trabalho da Febramat em relação ao associativismo, conversamos com dois representantes de redes que estiveram no centro de exposições São Paulo Expo – André Santos Almeida, gestor da Rede Oxente, e Jairo Medeiros, gestor da Rede Fácil Construir RN.
Qual a importância de participar de uma feira do porte da Feicon?
Jairo (Rede Fácil Construir RN): Essa foi a minha primeira Feicon e nela pude perceber uma oportunidade única de networking e exposição da nossa marca. É um ambiente em que empresas do setor de construção civil podem interagir com potenciais parceiros, clientes e fornecedores, além de acompanhar as últimas tendências e inovações do mercado nacional e internacional
André (Rede Oxente): Ali temos a oportunidade de trazer inovações para nossas lojas, além de fortalecer os laços comerciais com as indústrias e abrir novas negociações com aquelas industrias ainda não parceiras.
Como você enxerga a missão de prospecção realizada pela Febramat durante a feira?
André (Rede Oxente): A Febramat tem um peso muito grande no mercado. São trinta redes com mais de 1.500 lojas pelo País. É um número bastante expressivo e relevante – e qualquer indústria enxerga isso com outros olhos, ajudando à prospecção se tornar mais forte.
Jairo (Rede Fácil Construir RN): É de extrema importância para identificar novas oportunidades de negócios e fortalecer os laços com parceiros existentes. Essa interação direta permite à Febramat entender as necessidades e dificuldades das empresas, levando em consideração as demandas do mercado, estabelecendo conexões estratégicas para impulsionar o crescimento do setor.
Esse tipo de ação não aconteceria sem o apoio das redes associadas. De que forma tais iniciativas aproximam a federação das redes?
Jairo (Rede Fácil Construir RN): As redes que apoiam e participam das ações da Febramat contribuem significativamente para o fortalecimento da indústria do nosso segmento. Ao unir esforços e recursos, as redes podem colaborar na criação de iniciativas e programas que beneficiem toda a conjuntura dos que fazem a Febramat. Essas ocasiões proporcionam um ambiente propício para o compartilhamento de ideias, experiências e melhores práticas. Também permitem o alinhamento de objetivos e estratégias para impulsionar o crescimento e a competitividade do setor.
André (Rede Oxente): Reciprocidade gera reciprocidade. Nossas redes precisam do apoio e engajamento dos lojistas em todas as tomadas de decisões. Não só conversamos sobre a Feicon nesse encontro, mas também sobre muitas outras ações realizadas que nos oferecem uma visão diferenciada de como agir em algumas demandas e negociações. Além disso, as iniciativas fortalecem nossos laços pessoais e profissionais, nos deixando mais próximos dos outros e mais transparentes também