Como o marketing de varejo pode ajudar seus negócios

Quem trabalha com varejo sabe que vender nesse tipo de negócio é bem diferente de vender em outros segmentos. A principal meta do marketing de varejo é criar uma experiência positiva para o cliente, aumentando a fidelidade e impulsionando as vendas.

O marketing de varejo é ainda mais importante para pequenos lojistas que precisam competir com grandes cadeias, pois fazem as empresas se comunicarem diretamente com os consumidores. Ao interagir com os clientes em tempo real, é possível personalizar sua experiência.

Por isso mesmo, vamos entender as estratégias básicas do marketing de varejo, baseadas na teoria dos P’s.

1º P: produto
No ambiente varejista, os produtos são classificados em bens duráveis (que não têm fim em si próprio) ou não duráveis (coisas com tempo de vida, perecíveis). A estratégia de marketing de varejo do produto influencia questões como a forma de mostrar esse produto ao cliente.

2º P: praça (lugar)
A maioria das lojas brasileiras são de pequenos varejos, gerenciadas pelo próprio dono. A definição de marketing de varejo inclui os lugares nos quais a venda ocorre, como o interior do espaço, o ambiente online e pontos de venda. Se o marketing de varejo ocorrer dentro da loja, é necessário estar atento a elementos como a disposição dos produtos na vitrine, a experiência do seu cliente desde a chegada até o pagamento e o atendimento pós-venda.

3º P: preço
Aspecto importante de qualquer estratégia, pois ajuda a definir o público-alvo. Para precificar, deve-se cumprir certos objetivos, como cobrir o custo dos produtos vendidos e as despesas gerais. O preço também é usado no marketing de varejo como objeto de atração: existem, por exemplo, os produtos-âncora, com valor mais baixo que o de mercado para atrair mais clientes.

4º P: promoção
As promoções acontecem nos meios tradicionais, como televisão, rádio, jornal e outdoor, e também no espaço da internet. A escolha dos canais deve ser influenciada por fatores como competitividade, margem de lucro sobre as vendas e orçamento disponível para fins de promoção. Esse é um aspecto mais complicado para pequenas empresas, por conta de seus orçamentos de publicidade mais baixos ou mesmo inexistentes. Porém, as redes sociais surgem para oferecer um canal direto ao público-alvo.

Entendendo os conceitos do marketing de varejo, é possível fazer um levantamento das diversas possibilidades do marketing para sua loja. Além de estratégias para atrair clientes, não se pode deixar de preparar a empresa em outras áreas, como o controle de estoque e o acompanhamento do fluxo de caixa – garantindo assim que o produto desejado esteja disponível e a entrada de uma boa margem de lucro.

 

*Conteúdo baseado em artigo do Sebrae

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