A sustentabilidade no varejo é, antes de tudo, uma necessidade. O planeta clama pelo uso responsável dos recursos. Além disso, é uma oportunidade de negócios que não pode ser ignorada pelo empreendedor: reduz custos e agrega valor à marca, posicionando-a de forma mais competitiva no mercado.
Recentemente, a consultoria Bain & Company elaborou o artigo “Sustentabilidade no varejo: maneiras práticas de progredir” (leia aqui), com base em levantamentos que fez no mercado. Destacamos alguns pontos, que podem ser úteis para serem analisados pelas nossas redes associadas:
Faça escolhas estratégicas: identifique as principais formas de ser sustentável no seu negócio e priorize ações que tenham maior impacto. Uma análise detalhada das lacunas existentes entre o estado atual, as tendências regulatórias e as expectativas dos consumidores é crucial para direcionar as ações corretas.
Encoraje os consumidores: Embora muitos consumidores expressem desejo de escolhas sustentáveis, ações efetivas ainda não acompanham as intenções. Os varejistas devem remover barreiras como a falta de informações adequadas sobre produtos sustentáveis. Incentivar práticas sustentáveis por meio de programas de fidelidade e visibilidade dos produtos sustentáveis também pode ser eficaz.
Colabore com a indústria fornecedora: As lojas estão no final das cadeias de suprimentos. Por isso, a colaboração com fornecedores é essencial para se alcançar metas de sustentabilidade. Parcerias que envolvem várias empresas têm potencial para estimular ações significativas, como a redução de plásticos e a implementação de embalagens reutilizáveis.
Envolva os colaboradores: As equipes comerciais e operacionais precisam ser envolvidas e responsabilizadas pelas metas de sustentabilidade. Isso pode ser feito estabelecendo objetivos claros, empoderando essas equipes e incorporando a sustentabilidade em suas práticas existentes.
Os benefícios virão a longo prazo: O avanço em sustentabilidade pode trazer vantagens significativas, como o crescimento de vendas, impulsionado pela demanda crescente por produtos ecologicamente corretos. Além disso, a sustentabilidade pode ser um diferencial para atrair investidores e talentos.
Este é, sem dúvida, um momento oportuno para os varejistas passarem do discurso à ação, buscando progresso real na sustentabilidade para o benefício do meio ambiente, dos negócios e da sociedade como um todo.
Foco na sustentabilidade
A Febramat conta com a parceria da entidade alemã Der Mittelstandsverbund ZGV, que representa as redes associativas e centrais de negócios da Alemanha, no “Projeto Vamos!” – saiba mais aqui. Após uma primeira fase de três anos, a iniciativa tem, neste segundo momento, foco em impulsionar a Febramat para questões ligadas à sustentabilidade, digitalização e capacitação da gestão das redes associadas. Estamos trabalhando junto aos nossos associados para fortalecer nossas ações conjuntas nesse sentido.