Como controlar o estoque de produtos a granel

Montar um estoque para produtos a granel é extremamente importante para a produtividade e o faturamento do negócio. Porém, é preciso levar em consideração a organização, o espaço disponível e o melhor layout para facilitar tanto o dia a dia dos vendedores quanto a jornada de compra dos clientes.

Para te ajudar nesse processo, o Construshow, software de gestão da Viasoft para lojas de materiais para construção, home centers, lojas de ferragens, acessórios para marcenaria e afins, elaborou cinco dicas essenciais para montar o seu depósito de materiais de construção a granel. Confira:

1. Escolha um bom espaço para o estoque

O seu estoque precisará de um espaço amplo e adequado para que os produtos sejam alocados e transportados com segurança dentro do estabelecimento. Além de ser amplo, o espaço para o estoque precisa ser limpo, bem iluminado e ventilado, premissas essenciais para que o manuseio dos materiais possa ser realizado com segurança e conforto. Um local em condições impróprias, úmido e empoeirado, por exemplo, pode danificar o material – provocar rachaduras, ressecamento e mofo, os tipos mais comuns de avarias.

2. Organize os produtos de acordo com a saída

Utilizar a curva ABC para dispor o seu depósito de materiais de construção é uma estratégia extremamente assertiva que otimiza a rotina dos vendedores e garante mais agilidade na hora de vender. Quando os produtos com maior saída estão mais acessíveis, é possível eliminar o tempo de espera que prejudica a jornada de compra. Por exemplo, se a mercadoria é volumosa e precisa de espaço para manuseio, é fundamental que ela seja alocada perto de uma saída, o que otimiza o espaço e possibilita mais conforto ao cliente. Uma organização eficaz dos produtos também facilita a realização de inventários.

3. Controle o tipo de produtos disponíveis

Uma prática valiosa é manter o preço sempre visível para o cliente, ou seja, evite etiquetar poucos itens ou, ainda, expor o valor na parede. O preço deve sempre ser colocado na gôndola, com o respectivo produto logo acima, facilitando a identificação, otimizando a venda e evitando equívocos desnecessários. Também é possível aproveitar a luz natural do ambiente para valorizar as características relevantes de cada produto, como as cores e os diferentes tons dele. Essas são algumas estratégias extremamente assertivas que trazem ainda mais resultado para as vendas de materiais de construção.

4. Dedique tempo para organizar e otimizar o estoque

Dedicar um tempo e envolver toda a equipe de colaboradores na organização do estoque é essencial, uma vez que os vendedores terão a rotina facilitada com a disposição certa dos produtos. É preciso ficar atento ao tipo de produto estocado, pois alguns materiais acumulam muita poeira e necessitam de higienização ao menos uma vez na semana, a fim de manter a preservação e qualidade vendida. Ainda, é preciso focar e manter o layout bem organizado: criar um sistema de identificação rápida, para que os vendedores saibam exatamente onde encontrar cada produto. Essa é uma tática que não somente reduz o tempo de espera do cliente, mas também otimiza a produtividade e rendimento do estabelecimento.

5. Implemente um software de gestão

Ter um software de gestão especializado no segmento é uma estratégia essencial para a gestão efetiva de um estoque a granel, pois ele evita perda de tempo com conferências manuais e falhas humanas, uma vez que os processos são automatizados através da tecnologia de alta performance.

Ainda, com o software de gestão certo é possível emitir relatórios e ter acesso a uma quantidade significativa de dados ricos, que possibilitam insights valiosos para otimizar a gestão, identificar eventuais erros e pontos, o que possibilita implementar melhorias e inovações a fim de otimizar ainda mais seus resultados.

Com o Viasoft Construshow você tem funcionalidades orientadas às melhores práticas de gestão que englobam gestão contábil, gestão de pessoas, fluxo de caixa, roteirização e entregas, entre tantas outras, que vão fazer o seu negócio crescer e render ainda mais.

Todo o conteúdo dessa publicação, incluindo textos, gráficos e imagens, é de total responsabilidade do parceiro  Viasoft.

Compartilhe!

Deixe um comentário