Por mais que a experiência do consumidor seja hoje um grande fator decisivo para a compra, o preço não pode ser ignorado, afinal, é comum que os clientes comparem opções e ofertas a fim de encontrar aquela que mais se encaixa em seu bolso. O grande objetivo da precificação bem feita, dentro de uma loja de materiais de construção, é garantir que o lojista ganhe essa comparação.
Dentro de uma estratégia automatizada, a precificação correta ajuda a suportar e garantir não somente o interesse dos consumidores, mas também vendas mais volumosas. Mas, para isso, quatro pilares são essenciais para precificar corretamente os produtos na loja de materiais de construção. São eles:
1. Considerar o preço de custo: Aqui, a equação é bem simples, afinal, nunca é interessante adotar um posicionamento de preços baixos se, ao final do expediente, o acumulado em vendas não cobrir as despesas (e gerar o lucro esperado e projetado). Nesse sentido, a precificação transparente é o caminho mais seguro para garantir que o custo da mercadoria que você está vendendo, envolvendo o valor pago pelos insumos e o rateio das despesas, por exemplo, esteja embutido na fixação do valor comercial do item;
2. Estabelecer a margem de lucro: O lucro é a diferença entre o faturamento e os custos operacionais, sejam eles fixos ou variáveis. E, claro, toda empresa de materiais de construção nasce com o objetivo de ser lucrativa e estar em constante crescimento. Para garantir essa lucratividade, os gestores devem, ao elaborar suas estratégias, estar conscientes das definições de margem de lucro. A máxima é que não existe um valor ideal, a porcentagem deve ser colocada com o objetivo de equilibrar metas, valores de mercado e predisposições de compra.
3. Calcular as despesas do negócio: Esse índice deve ser sempre reavaliado, pois através desses dados é possível otimizar processos, diminuir custos operacionais e implementar melhorias. E com relação à precificação, esse é um dado que garante a sustentabilidade da empresa no longo prazo e assegura os custos no curto prazo. Por isso, gestores devem monitorar os indicadores de despesas e elaborar relatórios com frequência. Isso torna a gestão mais efetiva e os resultados mais palpáveis, otimizando a tomada de decisões. Um software de gestão, nesse sentido, faz toda a diferença.
4. Fixar o preço unitário: Uma precificação efetiva e bem embasada depende da fixação do preço unitário de cada item. E na sua loja de materiais de construção, isso precisa ser definido de acordo com as análises internas e as perspectivas do mercado. Aqui, vale a estratégia de acompanhar a concorrência, prevendo que o consumidor ainda irá comparar preços e escolher aquilo que está mais ajustado às suas condições financeiras.
Com esses quatro passos é possível concluir que contar com uma solução especializada faz toda a diferença para precificar com mais agilidade e assertividade. O poder de um software de gestão como o Construshow traz não somente resultados otimizados e dados mais profundos, mas, também, pode automatizar a formação de preço a partir de cadastros de estoque, cotação, despesas e projetos. Na prática, isso oferece mais segurança nas suas rotinas e certeza nas tomadas de decisão que garantem, à sua gestão, as melhores práticas e resultados.
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