A Krona Tubos e Conexões chega aos 27 anos consolidada como uma das três maiores em seu segmento e pronta para novos desafios. Uma história marcada por números expressivos e valorização das pessoas. No início das operações, no dia 1º de setembro de 1994, três máquinas em um galpão com 600m², em Joinville (SC), produziam para 230 clientes. Hoje, a empresa gera mais de 2.100 postos de trabalho e atende mais de 10 mil clientes ativos, em todas as regiões do Brasil e exterior, onde os consumidores têm acesso a um variado portfólio com mais de mil itens.
Em Joinville, além da Unidade Matriz, a Krona adquiriu em 2006 a Unidade Acessórios e, com funcionamento crescente desde janeiro deste ano, colocou em prática o inovador projeto de sua primeira unidade de indústria 4.0, a super conectada Krona Ultraterm®. A unidade Nordeste, inaugurada em 2012, em Marechal Deodoro (AL), atende com excelência uma demanda que cresce a cada ano nos estados da região e parte do Norte do país. No total, são mais de 80.000m² de área construída, em uma área superior a 490.000m².
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
“Mesmo em um dos momentos mais graves da história de nosso país, com a pandemia do novo coronavírus, a Krona manteve firme o seu caminho, graças à solidez que construímos ao longo dos anos”, avaliou Vilson Perin, presidente da empresa e um de seus fundadores, ao lado de Mario Roberto Borba (in memoriam), José Armecides Gonçalves (Juca) e Valdicir Kortmann. O crescimento no volume de vendas em 2020 chegou a 22%. “E o que é importante, preservamos empregos, ajudando o Brasil a enfrentar a crise”, completou. Em 2021, ano marcado por um avanço estável para o setor da construção civil, os investimentos de R$ 110 milhões contribuirão para a Krona alcançar um crescimento previsto entre 10% e 15% nas vendas.
“Certificada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, a Krona une alta qualidade com preços competitivos. Cresce, assim, sobre a base sólida da sustentabilidade”, enfatizou o presidente da empresa.
RECONHECIMENTO
Há seis anos a Krona está entre as mil maiores empresas brasileiras, de acordo com o Anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico. Nesse período, avançou 152 posições: 953 (edição de 2015), 885 (2016), 864 (2017 e 2018), 844 (2019) e 801 (2020). No levantamento mais recente das 500 maiores da Região Sul, realizado pela revista Amanhã em 2019 e publicado em 2020, a Krona ocupa a posição 203.
No prêmio Anamaco, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, a empresa recebe menções honrosas desde 2004. O Top Of Mind do Grupo Revenda, o mais importante prêmio de lembrança de marca do mercado da construção, realizado desde 2013, também coloca a Krona como destaque nacional. Em 2021, por exemplo, ficou entre as cinco primeiras colocadas em seis categorias.
CAPACITAÇÃO E GESTÃO
“Um dos pilares mais importantes que a Krona construiu nestes 27 anos foi a capacitação, preparando seus profissionais para um mercado cada vez mais exigente”, destacou Vilson Perin.
O programa Criar Ação, iniciado em 2011, capacita os participantes para futuras posições na empresa. Verdadeira incubadora de talentos e ideias, com o tempo foi aperfeiçoado e ganhou um novo formato de seleção, em que os colaboradores interessados realizam vestibular, entrevista e apresentam um projeto. Seis turmas já foram formadas e, em 2021, serão mais duas. O projeto recebeu o certificado do Prêmio Ser Humano SC, da ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em 2018.
A Krona realiza programas de desenvolvimento para gestores, com mentoria da Fundação Dom Cabral, uma das principais instituições para formação empresarial, com mais de 40 anos de atuação. Também garantiu mais de uma centena de bolsas de estudos para formação acadêmica, técnica, pós-graduação e mestrado, além de treinamentos normativos e orientações técnicas por meio da Academia de Formação Krona e outras atividades por meio do ensino a distância. Em vídeos gravados com seus profissionais da saúde (médicos e psicólogos), aborda temas sobre saúde mental e física. Em lives on-line e ao vivo, trata de assuntos importantes para o cenário do segmento, com acesso aos colaboradores das quatro unidades. Todo o material também fica disponibilizado nas redes sociais. Já com o sistema de gestão Senior, a Krona aperfeiçoa a automação dos processos de gestão de pessoas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desde 2018, a empresa realiza a Expokrona, evento criado para engajar as lideranças na execução do planejamento estratégico de cada ano. Palestras com especialistas sobre temas relativos ao mercado, tendências da nova jornada de compra dos clientes, cenários da economia, gestão e atendimento, vendas, inovação, transformação digital e indústria 4.0, foram realizadas para proporcionar uma atuação mais qualificada das equipes.
O SIGNIFICADO DOS NÚMEROS
“Todos os números positivos que marcam nossa história só fortalecem os princípios e a visão que tivemos desde o início desse sonho concretizado. A Krona é uma empresa feita para integrar pessoas, tecnologia, processos e saúde financeira, na busca pela satisfação dos clientes e pela qualidade de vida do consumidor”, concluiu Vilson Perin.
Todo o conteúdo dessa publicação, incluindo textos, gráficos e imagens, é de total responsabilidade do parceiro Krona Tubos e Conexões.