Redes alemãs realizam reuniões com a Febramat, para avaliar viabilidade de intercâmbio em Projeto Colaborativo Alemanha-Brasil

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho a Febramat e redes associadas receberam especialistas alemães para avaliar viabilidade de intercâmbio em Projeto Colaborativo Alemanha-Brasil. O projeto visa promover intercâmbios e realização de projetos de desenvolvimento das redes associativas brasileiras.

Foram realizadas várias reuniões com a comitiva alemã, com o intuito de avaliar a estrutura da Febramat e das redes e lojas associadas. Ocorreram visitas ao Grupo Center Okinalar, à rede Construvip Campinas (ambas no estado de São Paulo) e à Redemac do Rio Grande do Sul. Como apoiadora do projeto, a universidade Unisinos de Porto Alegre, também juntou-se para delinear o escopo do projeto e as atividades que serão realizadas no período aproximado de três anos, em caso de aprovação pelo governo alemão.

Todos os projetos financiados pelo governo alemão iniciam com uma “missão de análise”, ou seja, uma visita e reuniões com os representantes das entidade locais que se envolverão no projeto.

Em caso de aprovação, o projeto receberá financiamento do Governo da Alemanha e envolverá as seguintes entidades: 

Der Mittelstandsverbund – É a entidade que representa 320 redes alemãs com um total de 230.000 empresas vinculadas. Essa entidade possui extenso conhecimento sobre gestão e governança de redes, além de prestar consultoria para as redes por meio de parceiros, em áreas relacionadas à marketing capacitação, tecnologia e sustentabilidade.

Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) – esta entidade faz a ponte entre o governo alemão e os projetos colaborativos que são executados em inúmeros países. Possui mais de 19.000 pessoas em 120 países envolvidas em projetos de desenvolvimento.  

SEQUA – organização sem fins lucrativos com experiência em projetos de desenvolvimento organizacional. É executora de projetos da Federação da Indústria Alemã, Câmara de Comércio Alemão e outras entidades. 

O projeto teve seu início, em 01 de julho de 2016, com o fundamental apoio do Professor Dr. Douglas Wegner – Unisinos, juntamente com equipe Enare/Febramat, que buscaram contato com redes alemãs. Durante este período trocaram informações institucionais com o intuito de poder trocar experiências valiosas do nosso segmento.

A seguir registro em fotos, dos momentos de trabalhos do grupo.

Fonte: Febramat 2018. 
Compartilhe!

Deixe um comentário