Abertura oficial da 23ª Edição do Encontro Nacional da Redes Associativas de Materiais para Construção

O 23º Encontro Nacional de Redes (Enare), promovido pela Entidade Nacional de Redes Associativas de lojas de material de construção, está sendo realizado pela primeira vez na capital potiguar, de 12 a 15/10, no Holiday Inn Arena (Av. Senador Salgado Filho). E nesta quinta-feira (13), as delegações das 21 redes associadas deram o ponta pé inicial aos trabalhos durante o primeiro dia voltado para atividades abertas ao público credenciado no evento.

Durante a cerimônia de abertura oficial que contou com os discursos de Luiz Antônio Lacerda, presidente da Redecon RN, (anfitriã do Encontro) e dos presidentes da Enare e da Fecomércio RN (Cláudio Pacheco e Marcelo Queiroz respectivamente), o sentimento compartilhado em todas as falas foi o de união para enfrentar a crise que atinge o setor, e a necessidade de se pensar soluções criativas como forma de se manter atuante no mercado e movimentar os negócios da área. 

“Este evento representa a força e a união entre empresários que têm as mesmas linhas de trabalho, base fundamental do associativismo. A Redecon por exemplo é um sucesso desta filosofia, e acredito que somente unidos conseguimos ter um destaque em um mercado que não conseguiríamos enfrentar sozinhos. Apesar da estagnação do setor, tenho orgulho em dizer que figuramos entre os dez maiores faturamentos do segmento no estado do Rio Grande do Norte, segundo o Ranking da Anamaco. Por essas razões defendo que a realização do Enare é uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e conhecimento”, enfatizou Luiz Lacerda. 

O presidente da Fecomércio RN (parceira na realização do Enare), Marcelo Queiroz, reiterou as declarações de Lacerda e acrescentou que “este encontro é um verdadeiro ícone de consolidação, em um segmento de extrema relevância para o varejo como um todo. Sozinho, o comércio varejista de materiais de construção chega a responder, em média, por até 13% do faturamento do varejo em geral. Diante disso, discutir seus problemas e apontar soluções é uma iniciativa que merece o aplauso de todo o setor de comércio”, afirmou.

Para Cláudio Pacheco, presidente da Enare, o momento vivido pelo setor é único, e é preciso enxergar não só os desafios e dificuldades que certamente existem, mas também as oportunidades que surgem diante das adversidades. “Nesse momento de crise a gente percebe que a crise é para todos, porém aqueles que estão mais organizados e fundamentados, conseguem passar por ela com mais facilidade. Então que a gente possa nesse processo de discussões e troca de experiências, confirmarmos os nossos ideais de alcançar juntos as soluções corretas. O associativismo é sair do individualismo, trabalhar em coletividade. Nós somos fortes porque somos unidos e somos muitos”, declarou Pacheco. 

Homenagem

A cerimônia de abertura do 23º Enare também contou com um momento destinado a homenagear Nelson Montebelli Júnior, ao Lojista e Ex-oresidente da rede associada Construvip Piracicaba, que faleceu na última quarta-feira (12) em decorrência de um acidente de trânsito enquanto conhecia a Cidade do Sol. Realizado um minuto de silêncio em respeito ao colega. 

Aprendizado, motivação e negócios 

Os destaques da programação desta quinta-feira no entanto, ficaram por conta das duas palestras ministradas pelo fenômeno do empreendedorismo nacional, Jussier Ramalho e pelo administrador especialista em marketing, Adriano Andrade, além da realização da primeira parte da rodada de negócios que foram mostrados em estandes dispostos no salão de exposição do Holiday Inn Arena.

O Enare 2016 ainda seguirá um cronograma diversificado de palestras, fóruns, debates, a segunda parte da rodada de negócios e demais atividades, até o próximo sabádo (15).

Compartilhe!

Deixe um comentário